Algarve lança estratégia para aumentar visitas de autocaravanas

Algarve lança estratégia para aumentar visitas de autocaravanas

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Desenvolvimento do sector pode ajudar a combater a sazonalidade do Algarve
Desenvolvimento do sector pode ajudar a combater a sazonalidade do Algarve

O Algarve vai ter uma rede organizada de acolhimento ao autocaravanismo, ao abrigo de uma estratégia regional para promover o sector, cujas regras ficaram ontem definidas num protocolo subscrito por quatro entidades.

O objectivo é melhorar o conforto e segurança dos autocaravanistas, aumentando o número de espaços apropriados (actualmente existem 12 com boas condições na região) e combatendo o estacionamento desregrado, nomeadamente em zonas de risco, como arribas ou dunas, explicou o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Em dois anos, o número de autocaravanas que passaram pelo Algarve mais do que duplicou, tendo sido contabilizadas 29 mil autocaravanas em 2014 – o que corresponde a cerca de 60 mil pessoas -, mais do dobro do que as 13 mil registadas em 2012, indicam números provisórios divulgados pela CCDR/Algarve.

Segundo David Santos, presidente daquele organismo, a rede integrará apenas os parques de campismo e caravanismo e as áreas de serviço para autocaravanas que cumpram os requisitos exigidos e que, no Algarve, são ainda em número insuficiente para a procura.

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Protocolo assinado por quatro entidades da região

Por isso, o protocolo – assinado pela CCDR, Comunidade Intermunicipal do Algarve, Região de Turismo do Algarve (RTA) e Associação de Turismo do Algarve (ATA) -, visa também que os parceiros desafiem entidades privadas a investirem na criação de infra-estruturas do género.

No caso da RTA, o seu papel passará por criar uma área especializada para o sector no seu portal e produzir um desdobrável com um mapa da região e a localização das unidades da rede.

À ATA, entidade responsável pela promoção externa da região, caberá depois reproduzir o desdobrável em vários idiomas.

Lembrando que a época alta do caravanismo no Algarve decorre nos meses de Inverno e Primavera, David Santos sublinhou que o desenvolvimento do sector poderá ajudar a combater a sazonalidade característica do Algarve, classificando o sector como “uma das peças chave do desenvolvimento regional”.

No Inverno passado, a maior parte dos autocaravanistas que passaram pela região eram de nacionalidade francesa, mas no Verão os portugueses e espanhóis lideraram a procura, com um pico no mês de agosto.

A CCDR/Algarve divulgou, em 2008, um estudo sobre as potencialidades do autocaravanismo na região e o perfil dos autocaravanistas, ano desde o qual se encontra a trabalhar para lançar uma estratégia regional neste âmbito.

O financiamento das acções previstas no protocolo provém de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Algarve (PO Algarve 21), no valor de 17 mil euros, que serão investidos, na sua maioria, na produção do desdobrável com o mapa da rede.

(Agência Lusa)

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