Escritor Nuno Júdice apresenta ‘O Fruto da Gramática’ em Loulé

Escritor Nuno Júdice apresenta ‘O Fruto da Gramática’ em Loulé

259
PARTILHE
Nuno Júdice apresenta a primeira sessão de ‘Livros Abertos’ na Biblioteca Municipal de Loulé
Nuno Júdice apresenta a primeira sessão de ‘Livros Abertos’ na Biblioteca Municipal de Loulé

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe no próximo dia 15, pelas 21 horas, a primeira sessão de “Livros Abertos”, com o escritor Nuno Júdice.

Nesta sessão, em que o autor será apresentado por Dália Paulo, Nuno Júdice fará a apresentação do seu livro “O Fruto da Gramática”. No final haverá a habitual sessão de autógrafos.

No mesmo dia, pelas 15.30, no âmbito do ciclo “Quem está na Escola”, o escritor algarvio visita a Escola Engenheiro Duarte Pacheco, em Loulé.

Natural da Mexilhoeira Grande (Portimão), Nuno Júdice é ensaísta, poeta, ficcionista e professor universitário.

- Pub -

Licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa e obteve o grau de Doutor pela Universidade Nova, onde é professor catedrático, apresentando, em 1989, uma dissertação sobre Literatura Medieval. Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal e director do Instituto Camões em Paris, publicou antologias, edições de crítica literária, estudos sobre Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa e mantém uma colaboração regular na imprensa. Divulgador da literatura portuguesa do século XX, lançou, em 1993, Voyage dans un siècle de Littérature Portugaise. Organizou a Semana Europeia da Poesia, no âmbito da Lisboa ’94 – Capital Europeia da Cultura.

A sua estreia literária deu-se com A Noção de Poema (1972). Em 1985 receberia o Prémio Pen Clube, o Prémio D. Dinis da Casa de Mateus, em 1990. Em 1994 a Associação Portuguesa de Escritores, distinguiu-o pela publicação de Meditação sobre Ruínas, finalista do Prémio Europeu de Literatura Aristeion. Assinou ainda obras para teatro e traduziu autores como Corneille e Emily Dickinson.

Foi director da revista literária Tabacaria, editada pela Casa Fernando Pessoa e Comissário para a área da Literatura da representação portuguesa à 49ª Feira do Livro de Frankfurt. Tem obras traduzidas em Espanha, Itália, Venezuela, Inglaterra e França. Recebeu o Prémio Rainha Sofia (Spain’s Queen Sofia Ibero-American Poetry Prize) em 2013.

Facebook Comments

Comentários no Facebook