Grécia escolhe Syriza para liderar o país sem maioria

Grécia escolhe Syriza para liderar o país sem maioria

475
PARTILHE
Alexis Tsipras é o novo homem forte da Grécia
Alexis Tsipras é o novo homem forte da Grécia

Quando durante a noite de ontem ainda se antevia a possibilidade de maioria absoluta do Syriza nas eleições gregas, Alexis Tsipras apresentou-se vitorioso aos gregos, e não é para menos depois de deixar o segundo partido mais votado a milhas em termos de votação e assentos parlamentares.

Mas o fim da noite eleitoral tirou ao Syriza a maioria, fixando-se a votação em 149 lugares no parlamento para o partido de esquerda que liderará os destinos do país, muito à frente da Nova Democracia de Samaras, ex-chefe de Governo, que se ficou com apenas com 76.

Com 17 deputados, ficaram o partido de extrema-direita Aurora Dourada e a nova formação centrista To Potami (O Rio).

O Partido Comunista ficou com 15 lugares e por fim, ambos com 13 deputados, o PASOK e o ANEL.

Károlos Papulias Presidente da República encarregou de imediato Alexis Tsipras de formar um Governo para a Grécia, tendo o líder do SYRIZA reunido esta manhã com o presidente do partido de direita nacionalista Gregos Independentes, para explorar a possibilidade de formar uma coligação que garanta uma maioria no Parlamento ao novo executivo.

De acordo com a Euronews, Panos Kamenos, líder do partido Gregos Independentes, anunciou entretanto “um governo de coligação com o SYRIZA”, o partido de Alexis Tsipras.

Na calha está o confronto das posições do Syriza com os pesos pesados da Europa, nomeadamente a chanceler alemã, Angela Merkel, e com os credores.

Facebook Comments

Comentários no Facebook