Loulé associa-se aos Jogos de Quelfes

Loulé associa-se aos Jogos de Quelfes

215
PARTILHE
Festival é um importante ponto de encontro para as diferentes comunidades escolares
Festival é um importante ponto de encontro para as diferentes comunidades escolares

O Município de Loulé associa-se este ano aos Jogos de Quelfes e vai integrar este evento desportivo e cultural, que se realiza anualmente, no programa de “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”.

Os Jogos de Quelfes são um movimento que se dedica à promoção da dimensão humanista do Olimpismo, modelos de desporto inclusivo e motivante, a dieta mediterrânica, a protecção do ambiente e a paz, através de um encontro desportivo e cultural. Este movimento é superintendido pelo Comité Internacional Jogos de Quelfes (International Quelfes Games Committee), que desenvolve o seu trabalho em Portugal através da Associação Jogos de Quelfes Portugal, colaborando com a Academia Olímpica e o Comité Olímpico de Portugal, entre outros, em iniciativas várias.

A Comissão Organizadora, da qual fazem parte ainda os municípios de Faro, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, a Academia Olímpica e o Comité Paralímpico de Portugal, o Desporto Escolar, a DREALG, o IPDJ, as associações de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Esgrima e Natação do Algarve ou as juntas de freguesia do concelho de Olhão, surge no decurso do crescimento do próprio evento, que pretende afirmar-se enquanto principal referência nacional na promoção do Olimpismo, em particular da sua dimensão humanista e valores, direccionado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Celebrados pela primeira vez em 2010, com raízes nas provas atléticas para crianças, disputadas em Quelfes desde tempos imemoriais, este festival constitui um importante ponto de encontro para as diferentes comunidades escolares locais servindo, simultaneamente, de estímulo à aprendizagem Olímpica e à troca de boas práticas educativas. Nesse sentido, enquadra-se nos objectivos centrais da “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook