Vila Real recebe as Jornadas de História do Baixo Guadiana

Vila Real recebe as Jornadas de História do Baixo Guadiana

235
PARTILHE
As Jornadas realizam-se no Arquivo Histórico Municipal
As jornadas realizam-se no Arquivo Histórico Municipal no dia 23 de Janeiro

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes recebe, no próximo dia 23, a partir das 9.30 horas, a primeira sessão da II edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana.

As jornadas estão divididas em três sessões durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas vão partilhar com o público temas subordinados à história do Baixo Guadiana, onde o Grande Rio do Sul assume um papel central.

O primeiro encontro traz a debate o tema das “Ordens Militares em Castro Marim durante Idade Média”, numa palestra conduzida por Luís Filipe Oliveira, da Universidade do Algarve.

A sessão inaugural vai ainda abordar a questão da “Emigração Andaluza para Vila Real de Santo António, Monte Gordo e Loulé (1800-1950)”, apresentação que será conduzida por João Romero Chagas Aleixo, da Universidade Nova de Lisboa.

- Pub -

À tarde, a partir das 14 horas, as jornadas reservam uma visita a Cacela Velha, guiada pelo coordenador da Divisão de Cultura e Património Histórico da Câmara Municipal de Vila Real, Miguel Godinho.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António/Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.

Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projecto que envolve os municípios fronteiriços de Vila Real, Castro Marim e Ayamonte e tem como missão a partilha de equipamentos e a realização de eventos comuns em ambos os lados da fronteira.

As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 20 de Março e 8 de Maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook