Wolfgang Mieder é ‘Hóspede de Honra’ de Tavira

Wolfgang Mieder é ‘Hóspede de Honra’ de Tavira

257
PARTILHE
Jorge Botelho declarou Wolfgang Mieder ‘Hóspede de Honra’ da cidade de Tavira
Jorge Botelho declarou Wolfgang Mieder ‘Hóspede de Honra’ da cidade de Tavira

Wolfgang Mieder, natural de Nossen (Saxónia, Alemanha), é um distinto professor de Alemão e de Folclore na Universidade de Vermont (Estados Unidos da América) desde 1971. Personalidade ligada a Tavira pelas razões que adiante se verão, recebeu no passado dia 16 de Dezembro a distinção de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Atenas (National and Kapodistrian University of Athens).

Para além dos vários cargos e funções desempenhadas naquela universidade, o professor Mieder tem recebido as mais altas distinções, das quais se destacam: Europäischer Märchenpreis (European Fairytale Prize), George V. Kidder Outstanding Faculty Award, Kroepsch-Maurice Excellence in Teaching, Lifetime Scholarly Achievement Award from the American Folklore Society e Pitre International Folklore Prize, entre outras.

Folcloristas, linguistas, fraseologistas e outros académicos de todo o mundo são unânimes em afirmar a importância do uso dos provérbios na comunicação (oral e escrita). Da linguística à política, a sabedoria dos provérbios tem ilustrado muitas das intervenções do professor Mieder ao longo dos oito Colóquios Interdisciplinares sobre Provérbios (ICPs) – http://www.colloquium-proverbs.org – sempre realizados em Tavira, na primeira semana de Novembro.

Das cerca de duas dezenas de organizações profissionais, o professor Mieder é membro Honorário da Associação Internacional de Paremiologia / International Association of Paremiology (AIP-IAP) – http://www.aip-iap.org – a única no seu género a nível mundial, dedicada ao estudo científico dos provérbios e sediada em Tavira. O seu empenho pelo reconhecimento internacional da AIP-IAP e as oito comunicações apresentadas nos ICPs têm contribuído para que Tavira veja perpetuado o título de “Cidade Capital Mundial dos Provérbios”.

O diploma recebido por Wolfgang Mieder
O diploma recebido por Wolfgang Mieder
- Pub -

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, sempre atento a iniciativas que projectem a cidade no espaço internacional, declarou o participante do ICP14, Wolfgang Mieder, “Hóspede de Honra” da cidade de Tavira.

Conforme refere Rui Soares, presidente da AIP-IAP e co-organizador dos ICPs, “tal reconhecimento é uma nota humanista no vastíssimo Curriculum Vitae profissional do professor Mieder, pessoa amplamente elogiada como amiga do seu amigo, bem humorada, dedicada, leal e infinitamente paciente”.

A AIP-IAP e os organizadores dos ICPs “felicitam o professor Mieder pelo apoio à divulgação das actividades paremiológicas realizadas na ‘Meca dos Provérbios’, slogan publicitário que reflecte a adaptação de um conhecido provérbio aos tempos presentes ‘Todos os caminhos vão dar a Tavira’”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook