Março Jovem arranca no domingo em Portimão

Março Jovem arranca no domingo em Portimão

440
PARTILHE
O Março Jovem está de volta a Portimão, com um programa de actividades que celebra a juventude, com muita música, desporto, teatro e dança
O Março Jovem está de volta, com um programa de actividades para todos os gostos que celebra a juventude

No próximo domingo, dia 1 de Março, arranca a 17ª edição do Março Jovem que, durante todo o mês, oferece um programa diversificado, repleto de eventos e actividades de desporto, arte, dança, teatro e música, passando pela animação de rua, entre outras temáticas.

O programa apresenta um conjunto de propostas que se repetirão, em dias específicos, durante o mês de Março. De segunda à sexta, as piscinas de Portimão e dos Complexos Desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande terão pista livre gratuita e às terças e sextas-feiras, na Escola Municipal de Ballet, existirá uma aula aberta de ballet e dança contemporânea. Às quartas-feiras, a Associação Portimão Cycle Chic promoverá passeios de bicicleta nocturnos e no Complexo Desportivo de Alvor decorrerá o Torneio de Futsal Inter Turmas. Todos os dias existirá a possibilidade de fazer uma Kart Experience, no Autódromo, com 10% de desconto.

Dia 4, às 15 horas, reabre a Loja Ponto Já Portimão, um espaço destinado aos jovens, que funcionará de segunda a sexta, das 10 às 13 e das 14 às 18 horas, no Edifício do Mercado Municipal – Loja 16.

No dia 8 Março vão ter lugar várias actividades dedicadas à mulher. A partir das 10 horas inicia-se o Woman Surfing Day, na Praia da Rocha, uma organização do Portimão Surf Clube e também estão programadas para as 12 e 15 horas aulas abertas de Yoga, Danças Orientais e Yoga do Riso, organizadas pela Wellness4you. Neste dia inaugura, no centro Comercial Aqua, a exposição fotográfica “Sempre Quis Ser” de João Porfírio e Catarina Fernandes, um projecto que apresenta dez fotografias em registo preto e branco, que revelam alguns dos sonhos que ficaram por realizar de dez sem-abrigo da cidade de Lisboa. Esta mostra ficará patente até ao dia 31 de Março.

Música, teatro e dança em destaque

Os ritmos marcarão o dia 7 com a apresentação do álbum True, do The Legendary Tigerman, agendado para as 21.30 no Teatro Municipal de Portimão, e o dia 16 com o Recital de Jovens Pianistas, do Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos, marcado para as 18.30 horas na Casa Manuel Teixeira Gomes. De 20 a 26 a cidade de Portimão recebe os sons do IV Festival Internacional de Percussão, organizado pela Academia de Música de Lagos – Conservatório de Música de Portimão Joly Braga Santos. Ao palco do Teatro Municipal de Portimão, no dia 14 às 21.30, sobe a peça “Improváveis” da Fábrica e, no dia 28 às 16 horas, o espectáculo de Danças sem Fronteiras, preparado pelo Centro de Apoio à População Emigrante de Leste e Amigos e Black and Pearls Dance Group, ocupa o Auditório do Museu de Portimão.

Desporto assinalado com provas nacionais

A selecção de eventos desportivos marcados para este mês inicia-se no dia 4 de Março, a partir das 14 horas, com o Torneio de Ténis de Mesa Inter-Escolas, organizado pelo Núcleo de Ténis de Mesa e Associações de Estudantes do Agrupamento de Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo. No dia 14 e 15 realizam-se no Parque da Juventude as 1ª e 2ª etapas da Taça de Portugal de Bmx Race, uma organização do Clube Bicross de Portimão. Nestes dois dias também terá lugar o Torneio de Voleibol Feminino, organizado pelo CEISMAT e Portimão Surf Clube, com as finais a serem disputadas no dia 21 na Área Desportiva da Praia da Rocha. Na agenda deste dia, marcado para as 15 horas, consta também o Campeonato Regional de Bmx Freestyle.

Ainda no âmbito desportivo decorrerão várias aulas de diferentes modalidades, entre elas, Crossfit, Power Jump, Ginástica, Yoga para pais e filhos e Zumba. No dia 28, na Zona Ribeirinha de Portimão, arranca um Raid Pedestre, actividade coordenada pela Associação Juvenil “O Infante”, e um Passeio Solidário de Cicloturismo, organizado pelo Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha e Centro de Cicloturismo de Portimão, cuja participação implica a doação de bens alimentares e de higiene que reverterão a favor do Lar Bom Samaritano.

Partilha de saberes

Também a vertente da formação volta a ser uma forte aposta do Março Jovem, que apresenta um leque diversificado de aulas abertas, palestras e workshops sobre alimentação saudável, hortas em varandas, expressão dramática, produção musical, costura criativa, impressão serigráfica em tecido, passando, entre outras propostas, por tertúlias intituladas “Conversas sérias para artistas” e acções de sensibilização para voluntariado. Neste capítulo de referir o Open Day da Escola Profissional Gil Eanes, com sessões fotográficas e workshops de Fotografia e Marketing, e a realização, de 23 de Março a 2 de Abril, do Campo de Férias da Páscoa, dinamizado no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande pela Associação Rede VidaMais, com actividades de flag football, sessões de Inglês e Cultura Americana.

Este ano o programa do Março Jovem 2015 dá destaque à igualdade, inclusão e excelência desportiva através do “Dia Paralímpico na Escola”, um evento coordenado pelo Comité Paralímpico de Portugal, que começa no dia 11 de Março com uma acção de formação realizada na Escola E.B. 2, 3 D. Martinho Castelo Branco. Para o dia 17 está marcado o debate “O Movimento Paralímpico” no Pavilhão Multiusos da Escola Secundária Poeta António Aleixo e no dia 18 terá lugar uma demonstração e experimentação de modalidades do programa paralímpico na Escola Secundária Poeta António Aleixo e E.B. 2,3 D. Martinho Castelo Branco. Em ambos os dias estará patente a exposição “Movimento Paralímpico e Desportos Paralímpico e Surdolímpico”.

O Março Jovem conta com o empenho de cerca de meia centena de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas, numa organização da Câmara de Portimão que irá movimentar cerca de dez mil jovens.

Mais informações e programação disponíveis em: http://www.vivaportimao.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook