Ruas de Portimão revivem tradições pascais

Ruas de Portimão revivem tradições pascais

398
PARTILHE
As celebrações pascais têm início no próximo domingo
As celebrações pascais têm início no próximo domingo

As celebrações pascais em Portimão voltam a ser marcadas pelo reviver de tradições seculares que constituem a manifestação da fé de largos milhares de crentes e envolvem a comunidade local num programa litúrgico que leva um colorido muito especial e uma vivência renovada às ruas da zona antiga da cidade.

As festividades começam no próximo dia 15, quarto domingo de Quaresma, com a solenidade de Nosso Senhor Jesus dos Passos, que tem início às 16 horas com a Eucaristia, seguida de Procissão, em que a imagem do Nosso Senhor dos Passos sai da Igreja Matriz com o andor de S. João para, em plena Alameda da República, juntar-se à imagem da Nossa Senhora das Dores e assim evocar o encontro de Jesus com a Sua Mãe, a caminho do Calvário, através do “Sermão do Encontro”.

A Procissão sairá da Igreja Matriz, com passagem pela Alameda da República e ruas Diogo Gonçalves, de Olivença, Mouzinho de Albuquerque, Direita e Diogo Tomé, antes de regressar à Matriz, sendo os moradores nesta zona convidados a colocar colchas nas suas janelas.

A Bênção dos Ramos e tradicional Procissão do Domingo de Ramos, dia 29, abre o caminho para a Semana Santa dando lugar posteriormente ao cortejo às 10.30 da Igreja do Colégio para percorrer diversas artérias de Portimão, a que se segue a Eucaristia na Igreja Matriz.

Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-Pés na Quinta-Feira Santa

A Quinta-Feira Santa, 2 de Abril, vai ser marcada pela Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-Pés, que tem lugar pelas 19 horas na Igreja Matriz, enquanto na noite seguinte acontece um dos momentos altos da Semana Santa com a Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21.30, levará às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento.

A Procissão sairá da Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Diogo Tomé, Direita, Mouzinho de Albuquerque, Olivença, Comércio até regressar à Igreja do Colégio.

O Sábado Santo, 4 de Abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, agendada para as 22 horas e que assinalará a ressurreição de Cristo.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, com a Procissão Real da Ressurreição de Jesus Cristo, que parte da Matriz às 10 horas e percorre as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas, a que se segue às 11.30 a Eucaristia.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá a Rua 5 de Outubro em direcção às ruas Júdice Biker, Júdice Fialho, Prof. José Buísel, Portas da Serra e do Comércio, em direcção à Igreja Matriz, sendo solicitado aos fiéis que ao longo deste percurso coloquem colchas nas janelas de suas casas e que levem na mão uma “tocha” de flores.

De referir ainda, o Concerto da Páscoa no dia 11 de Abril, sábado, às 21.30 na Igreja Matriz de Portimão com a presença e música de Rão Kyao. Com entrada gratuita, todos são convidados para este concerto tradicional.

Segundo refere a autarquia em nota de imprensa, “nas procissões seculares da Semana Santa 2015 em Portimão estão previstos alguns condicionamentos e interdições de trânsito para os quais é solicitada a especial colaboração e compreensão por parte dos residentes e turistas”.

Promovida pela Paróquia de Nª Srª da Conceição, a Semana Santa conta com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão e da Câmara Municipal de Portimão.

Facebook Comments

Comentários no Facebook