Eurocidade do Guadiana festeja segundo aniversário

Eurocidade do Guadiana festeja segundo aniversário

472
PARTILHE
Comemorações, que integram um vasto programa de actividades, decorrem em Vila Real, Castro Marim e Ayamonte
Comemorações, que integram um vasto programa de actividades, decorrem em Vila Real, Castro Marim e Ayamonte

Os municípios fronteiriços da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) organizam, entre os dias 4 e 22 de Maio, um extenso programa de actividades para assinalar o seu II aniversário.

No dia 4, as festividades iniciam-se às 11 horas (hora portuguesa), na Câmara de Vila Real, com a inauguração da exposição filatélica “Algarve-Andaluzia”, seguindo-se a apresentação do selo de correio da Eurocidade do Guadiana.

Em Ayamonte, decorrem, ao longo do dia 8 de Maio, rastreios gratuitos de audição, entre as 9 e as 17 horas. Em simultâneo, terá lugar o Festival do Futuro, com animação, artes plásticas, dança e música, na Plaza de la Laguna, evento que se estende até ao dia 9.

Também no 9 de Maio, às 10 horas, realiza-se a sessão solene comemorativa do II Aniversário, na sala de plenos, em Ayamonte, assinalando-se a passagem da presidência da Eurocidade para o Município de Castro Marim.

Já no dia 13, está programado o III Encontro de Defesa Pessoal Feminino, às 16.30, no Complexo Desportivo de Vila Real. No dia 15 está agendado o I Encontro de Xadrez “Eurocidade do Guadiana”, na Praça Marquês de Pombal, às 14.30, enquanto às 16 horas a Casa do Avô de Monte Gordo celebra o Dia Internacional da Família.

Castro Marim associa-se a Vila Real e Ayamonte nas comemorações

Além de Vila Real e Ayamonte, o programa de eventos estende-se a Castro Marim, onde terá lugar um peddy paper (10 de Maio) e mais uma edição da feira “Terra de Maio”.

O roteiro de aniversário reserva ainda espaço para mais uma edição das Jornadas de História do Baixo Guadiana (8 de Maio) e para a uma mostra de fotografia desportiva em Castro Marim e Vila Real.

A Eurocidade do Guadiana é um projecto que vai além da cooperação institucional e pretende o fortalecimento na ligação já existente entre os três municípios, exemplificando um novo modelo de cooperação que promove a convergência económica, social, cultural, turística e ambiental.

Em 2014, a Eurocidade iniciou a emissão do Cartão do Eurocidadão, um documento que permite aos residentes dos municípios de Vila Real, Castro Marim e Ayamonte efectuar a partilha de equipamentos culturais e desportivos e obter vantagens nas áreas da saúde, tendo em 2015 os benefícios sido alargados a outras áreas como a restauração, comércio e serviços.

Nestes dois anos, a Eurocidade tem igualmente procurado potenciar áreas como a saúde, o turismo, o desporto e a cultura. No passado mês de Abril foi também apresentado, aos Governos de Portugal e Espanha, uma petição para que a requalificação da Ponte Internacional do Guadiana contemple a criação de uma via ciclável, promovendo a mobilidade sustentável entre os dois países.

A Eurocidade foi criada em Janeiro de 2013 pelos municípios vizinhos de Vila Real e Ayamonte, mas em Maio foi alargada com a entrada da Câmara de Castro Marim. A partilha de equipamentos, a criação de uma marca turística conjunta e a realização de eventos nos dois lados da fronteira são os seus objectivos principais.

Facebook Comments

Comentários no Facebook