Quatro toneladas de lixo retiradas da Ria Formosa

Quatro toneladas de lixo retiradas da Ria Formosa

426
PARTILHE
- PUB -
Acção de limpeza promovida em Faro juntou quinhentas pessoas
Acção de limpeza promovida em Faro juntou quinhentas pessoas em Abril

A acção de limpeza da Ria Formosa, promovida em Faro durante o mês de Abril e que juntou 500 pessoas, permitiu recolher quatro toneladas de lixo nas ilhas da Culatra, Deserta, do Farol e na Praia de Faro.

Fonte da Câmara de Faro referiu à Lusa que, no total das dez edições anuais desta iniciativa, já foi possível recolher mais de 50 toneladas de lixo de todas as praias, ilhas e ilhotes do concelho, sempre em colaboração com parceiros públicos e privados.

A acção, que decorreu entre os dias 14 e 21 de Abril, permitiu retirar, só da Praia de Faro, quase 1.000 quilos de resíduos sólidos urbanos (lixo) e 80 quilos de lixo de grandes dimensões, acrescentou a mesma fonte.

Iniciativa contou com participação de 48 parceiros públicos e privados

Em comunicado, a Câmara de Faro acrescenta que este ano estiveram envolvidos 48 parceiros públicos e privados, entre escolas, associações e outros, para além de várias centenas de voluntários.

A autarquia acredita que a iniciativa “tem efectivamente consciencializado a população” para a questão ambiental, tendo em conta que a quantidade de lixo recolhido na Ria Formosa tem diminuído, tendo-se verificado este ano “uma redução significativa dos resíduos nos locais onde decorreu a acção”, em cerca de 1.000 quilos.

“A autarquia considera positivo o balanço da iniciativa realizada nesta semana, porque, além do lixo retirado da ria, teve também as mais-valias da participação de alunos das escolas como voluntários e da educação ambiental, realizada no âmbito programa Bandeira Azul”, lê-se no comunicado.

O projecto “Limpar a Ria Formosa” é uma iniciativa da Câmara de Faro e da Fagar, empresa responsável pela gestão de águas e resíduos no concelho.

A iniciativa conta com a sinergia desenvolvida com diversas entidades e com um leque de voluntários que procuram transmitir uma mensagem de sensibilização e responsabilidade, conclui a autarquia.

(Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook