Aljezur poupa energia nas piscinas municipais

Aljezur poupa energia nas piscinas municipais

383
PARTILHE
Câmara investe na sustentabilidade energética das piscinas municipais
Câmara investe na sustentabilidade energética das piscinas municipais

Foi a monitorização apertada dos consumos energéticos dos vários equipamentos públicos a cargo da autarquia de Aljezur que ditou a alteração da forma como em breve se fará a gestão energética das piscinas municipais.

O executivo camarário, liderado por José Amarelinho, deu início à empreitada de instalação de energia solar térmica nas piscinas municipais, com a colocação de 100 painéis solares térmicos para o aquecimento da água dos depósitos que abastecem aquele equipamento desportivo e que têm 16 mil litros de capacidade.

A intervenção prevê ainda a certificação energética da infra-estrutura municipal e insere-se num projecto co-financiado por fundos europeus mais abrangente, que incluiu uma intervenção no campo de futebol municipal.

Investimento total ultrapassa os 220 mil euros

O investimento total para a implementação destes projectos é de 222,7 mil euros, financiado a 65% no âmbito do PO Algarve21, com o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional a dar 144,7 mil euros para as obras e a autarquia a suportar directamente um custo de 77,9 mil euros.

De acordo com a Câmara “o compromisso com o ambiente é assim para manter, visando cada vez mais a sustentabilidade dos nossos equipamentos e a diminuição da pegada ecológica”.

A intervenção no campo de futebol, já se encontra concluída, com a colocação de 12 colectores solares e um depósito de dois mil litros de água, permitindo a redução do consumo de gás com o aquecimento das águas quentes sanitárias, bem como a redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Esta intervenção obteve a Classificação A (44%), das classes de energia, no certificado energético emitido pela Certificação Energética e Ar Interior.

Facebook Comments

Comentários no Facebook