Melhorar a saúde dos olhos

Melhorar a saúde dos olhos

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Eunice Barata Farmacêutica
Eunice Barata
Farmacêutica

Quantas horas passamos em frente aos mais variados écrans? Televisão, computador, tablet ou smartphone. E os nossos filhos, quanto tempo passam, e quanto tempo passarão no futuro? E quantas horas passamos em ambientes em que o ar condicionado e a luz artificial, se tornam desconfortáveis?

Dramatizar? Não. Devemos adaptar-nos às condições inerentes a um estilo de vida moderno, que também nos traz muitas facilidades e diversão, e essa adaptação faz-se cuidando da saúde dos nossos olhos. Existem cuidados que previnem e aliviam os sintomas desconfortáveis, como a secura, o ardor, a sensação de “areia nos olhos”, a vermelhidão, sintomas que afectam muitas pessoas todos os dias.

Quando a sensação é de cansaço ocular, a causa é normalmente a exposição prolongada a dispositivos digitais ou conduzir sem pausa por longos períodos, e os olhos apresentam-se avermelhados e doridos. Para prevenir, existem comportamentos que facilmente podemos adoptar:

  1. Diminuir a luminosidade e o brilho dos écrans;
  2. Posicionar o écran do computador ligeiramente abaixo do nível dos olhos, e a pelo menos 30 cm de distância;
  3. Fazer pausas quando utiliza um écran;
  4. Fazer pausas quando conduz, principalmente durante a noite;
  5. No exterior, utilizar sempre óculos de sol com lentes de qualidade;

Além destes pequenos gestos, existem colírios, em gotas ou spray, que aliviam estes sintomas e que protegem o olho do agravamento desses sintomas.

Quando a sensação é de olhos secos, desconfortáveis, com ardor, ou a chamada sensação “de areia nos olhos”, há outras medidas a tomar:

  1. Pestanejar. No acto de pestanejar a pálpebra espalha a lágrima pela superfície do olho. Normalmente pestanejamos cerca de 18 vezes por minuto, mas quando estamos em frente a um écran o ritmo baixa para metade – nove vezes por minuto. Lembre-se de contrariar esta tendência natural;
  2. Diminua a intensidade do ar condicionado ou do aquecimento central, quando é possível, para humidificar o ar;
  3. Medicamentos como antidepressivos, anti-histamínicos ou a pílula contraceptiva provocam, tendencialmente, a secura do olho. Avalie a toma desses medicamentos junto de um profissional de saúde;
  4. Utilize colírios lubrificantes;

Os colírios podem ser utilizados preventivamente, quando a sensação de olho seco é frequente, ou pontualmente, num momento de maior exacerbação dos sintomas. Estas soluções permitem aos utilizadores de lentes de contacto – que têm maior tendência a ter o olho seco – utilizar as suas lentes com maior conforto e durante mais tempo.

No período da Primavera e do Verão, os sintomas tendem a agravar-se devido às alergias, que também afectam os olhos. Comichão nos olhos, lacrimejo, olhos vermelhos e, por vezes, as pálpebras inchadas são alguns dos sintomas. A prevenção passa por evitar os agentes que provocam a alergia, como os pólenes, as poeiras e os ácaros. O alívio dos sintomas faz-se recorrendo a colírios. A aplicação de compressas de água fria tem também um efeito calmante. Caso os sintomas agravem ou persistam, consulte um profissional de saúde.

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