Agosto é o mês das festas religiosas em Portimão

Agosto é o mês das festas religiosas em Portimão

730
PARTILHE
Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores percorrerá as principais ruas da Mexilhoeira Grande
Imagem de Nossa Senhora das Dores percorrerá as principais ruas da Mexilhoeira Grande

O mês de Agosto traz consigo sempre muita animação, música, teatro, actividades desportivas, lúdicas, gastronómicas, assim como celebrações religiosas. Portimão prepara-se para viver dois fins-de-semana de festa repletos de muita fé e devoção. Os festejos de Santo André na Igreja da Penina (1, 2, 8 e 9 de Agosto) e da Nossa Senhora das Dores no adro da Igreja da Mexilhoeira Grande (22 e 23 de Agosto) também vão animar o concelho e marcar estas celebrações com a participação da comunidade.

O Centro Apostólico de Santo André vai realizar nos próximos dias 1, 2, 8 e 9 de Agosto as tradicionais festas em honra do padroeiro da Igreja da Penina e nas quais as actividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo.

Destaca-se do programa litúrgico as eucaristias marcadas para 2 e 9 de Agosto, em ambos os casos às 12 e às 19 horas, enquanto em todos os dias das Festas de Stº André o arraial começa a partir das 20 horas no Largo da Igreja da Penina, com a actuação dos seguintes artistas: Pedro Miguel Silva e Marcelo Rio (1 de Agosto), Fábio Muchacho e Cláudio Rosário (2 de Agosto), Vera Lúcia (8 de Agosto) e Ricardo Alves (9 de Agosto).

Para além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e a música para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja. Esta tradicional festividade, que se realiza nos dois primeiros fins-de-semana de Agosto, tem entrada gratuita e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor e da Câmara de Portimão.

No fim-de-semana de 22 e 23 de Agosto, o adro da Igreja da Mexilhoeira Grande será o cenário para a Festa de Nossa Senhora das Dores, manifestação religiosa onde as actividades recreativas e a animação musical também têm um papel de destaque.

Destaca-se do programa litúrgico, a Eucaristia da Festa, marcada para as 16 horas do dia 23, seguida da procissão em que a imagem de Nossa Senhora das Dores será conduzida pelos fiéis através das principais artérias da vila. Na vertente da animação, o arraial e quermesse de sábado começa às 21.30, constando do programa a música ambiente a cargo do grupo Generation XXI.

No dia 23, e após a procissão, haverá arraial, quermesse, a Feira da Paróquia, leilão de ofertas e actuação do Rancho Folclórico da Figueira com os “Cavaquinhos de Monchique” com realce para as figuras de massas confeccionadas pelos populares, enquanto a música será interpretada por Eulália Nunes e Vânia.

Esta tradicional festividade, tem lugar no penúltimo fim-de-semana de Agosto, é organizada pelo Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, com os apoios da Junta de Freguesia local e da Câmara de Portimão.

“Estes festejos continuam a ter larga tradição em Portimão e a população vive estes dias com intensidade, participando nas festividades de ordem religiosa e desfrutando da vertente de animação”, destaca a organização.

Facebook Comments

Comentários no Facebook