Alunos de Alcoutim frequentam cursos de Verão na universidade

Alunos de Alcoutim frequentam cursos de Verão na universidade

432
PARTILHE
Medida visa reduzir alto índice de abandono escolar e incentivar o ingresso no ensino superior
Medida visa reduzir alto índice de abandono escolar e incentivar o ingresso no ensino superior

A Câmara de Alcoutim proporcionou recentemente a 19 estudantes do concelho a oportunidade de usufruírem de uma semana passada em ambiente universitário. A iniciativa decorreu de 29 de Junho a 3 de Julho, na Universidade do Algarve, e de 5 a 12 de Julho, na Universidade do Porto, e insere-se no âmbito dos protocolos de colaboração estabelecidos com estas duas instituições de ensino superior.

Os referidos protocolos visam a participação de jovens estudantes do ensino básico e secundário em cursos de Verão das duas universidades no sentido de fomentar o gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e contribuir para a escolha de um percurso vocacional.

Ao desenvolver esta iniciativa, a autarquia alcouteneja está “empenhada em apostar em estratégias que reduzam o alto índice de abandono escolar e incentivem o ingresso no ensino superior”.

Os participantes dos cursos de Verão tiveram a oportunidade de contactar com diversas áreas de ensino e investigação, que vão da Saúde ao Direito, passando pela Arquitectura e pelas Letras, e de desenvolver pequenos projectos como trabalho laboratorial, aplicação prática de conteúdos teóricos, visitas de estudo, trabalho de campo e participar em grupos de discussão.

A participação neste programa proporcionou ainda aos 19 jovens alcoutenejos variadíssimos momentos de divertimento e convívio através da participação em jogos e actividades de grupo, com os demais estudantes oriundos de todo o país, concedendo-lhes ainda a oportunidade de conhecerem e explorarem de um modo activo as cidades que os acolheram.

Facebook Comments

Comentários no Facebook