Cataplana algarvia leva gastronomia regional além-fronteiras

Cataplana algarvia leva gastronomia regional além-fronteiras

508
PARTILHE
Livro reúne 43 receitas de cataplana e está disponível em português, espanhol e inglês
Livro reúne 43 receitas e está disponível em português, espanhol e inglês

O livro de receitas “Cataplana Algarvia: Tradições e Recriações” acaba de ser editado em português, espanhol e inglês para levar a cataplana e a gastronomia do Algarve além-fronteiras em mais de 40 receitas. A publicação pode ser descarregada gratuitamente no sítio da internet dedicado ao ícone da cozinha regional, http://cataplanalgarvia.pt, e no portal promocional da Região de Turismo do Algarve (RTA), em www.visitalgarve.pt.

Antes de meter mãos à obra – que reúne 30 confecções do litoral, barrocal e serra algarvia e 13 da autoria de chefes de cozinha convidados –, é indispensável conhecer o projecto Cataplana Algarvia, criado para revelar os segredos do utensílio e da confecção deste prato da cozinha regional. Promovido em parceria pela Tertúlia Algarvia, pela RTA e pela Associação Turismo do Algarve, o projecto desenvolveu conteúdos e promoveu experiências no país e no estrangeiro nos últimos dois anos, contando, para o efeito, com o financiamento do Programa Operacional Algarve 21.

A entrada no mundo da cataplana faz-se através de demonstrações de cozinha ao vivo realizadas junto de residentes, turistas, jornalistas e operadores turísticos, de vídeos de receitas de cataplana apresentados por conceituados chefes de cozinha, tais como Augusto Lima, Chakall, Henrique Leandro, Justa Nobre e Nuno Diniz, disponíveis online em vários idiomas, e dos programas de experiências “Cataplana com todos”, que desafiam o público a vestir o avental e a participar numa aula de culinária que culmina numa refeição recheada de sabores e aromas algarvios.

Agora, com a edição do livro – qual manual de instruções –, é hora de tirar a cataplana do armário e adoptar o conceito faça você mesmo para experimentar, passo a passo, uma das muitas receitas com ingredientes tipicamente algarvios, incluindo peixes e mariscos do litoral, carnes e legumes do barrocal ou caça e ervas aromáticas da serra, para além das receitas de autor e recriações feitas a pensar no projecto.

De preparação simples e rápida, a cataplana de bivalves é feita com amêijoas, lingueirão, berbigão e mexilhão e guarda os sabores e aromas da costa algarvia. Mais elaborada, a cataplana de galinha com batata-doce e amêijoas é uma adaptação do tradicional prato “Dona Galinha Foi à Praia” e revela-se um casamento feliz entre sabores serranos, do barrocal e do litoral. Mais surpreendente, a cataplana de javali não dispensa a companhia de legumes e aromáticas para despertar os sentidos aos aficionados da boa gastronomia.

Ao todo, são 43 receitas à espera de serem postas à prova com a ajuda da cataplana, recipiente característico, originalmente em cobre ou latão, formada por duas partes côncavas que se fecham sobre si de forma estanque, com raízes ligadas à influência árabe do Norte de África que, durante mais de 500 anos, marcou a identidade histórico-cultural do Algarve.

Facebook Comments

Comentários no Facebook