Albufeira celebra Dia do Município

Albufeira celebra Dia do Município

477
PARTILHE
Celebrações incluem música, homenagens, arte, fogo-de-artifício e apresentação do programa de fim-de-ano
Comemorações incluem música, homenagens, arte, fogo-de-artifício e apresentação do programa de fim-de-ano

O Município de Albufeira prepara-se para comemorar o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I.

Este ano, o programa tem início logo na noite do próximo dia 19 com uma Caminhada Solidária a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. O ponto de encontro está agendado para as 20.30 horas, no Largo dos Paços do Concelho.

No dia 20, as cerimónias oficiais têm início às 9.30, com o tradicional Hastear das Bandeiras, junto aos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.

As celebrações têm como ponto alto uma Sessão Solene comemorativa da data, onde serão homenageadas personalidades individuais e colectivas pelo seu contributo para o engrandecimento do Município. Durante a cerimónia serão atribuídas Medalhas de Honra a Eduardo Vieira, Roberto Bachman, Helena Serra e José Manuel Serôdio Bernardo. As Medalhas de Mérito serão entregues a associações e empresas de relevo para o concelho, nomeadamente ao Hotel Alísios, Restaurante Veneza, Marina de Albufeira, Padernense Clube e Associação do Rancho Folclórico Infantil de Albufeira. A cerimónia pública terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, pelas 10.30.

O programa do Dia do Município continua na Galeria Pintor Samora Barros, no Largo Engª Duarte Pacheco, com a inauguração da exposição de fotografia “Porto de Abrigo – Homenagem a Gabriel Clemente”, às 17.30. A mostra reúne um conjunto de imagens captadas pelo fotógrafo, que será homenageado a título póstumo.

A encerrar o programa da tarde, pelas 18.30, será apresentado o Programa de Fim de Ano, na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva, em frente ao hotel Rocamar. Aproveitando a elevada ocupação turística da região, a Câmara e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira procuraram unir esforços para fechar a programação do evento o mais cedo possível, correspondendo assim às solicitações dos empresários, que têm agora mais tempo para promover o cartaz do Réveillon 2015/2016. A apresentação irá contar com diversas surpresas, entre elas a presença do artista que será o cabeça de cartaz da noite de Fim de Ano em Albufeira.

Gisela João encerra animação musical

À noite, a animação musical encerrará os festejos com a actuação de Gisela João, pelas 22.30, na Praça dos Pescadores. A fadista é considerada um dos maiores fenómenos recentes da música popular portuguesa. Entre as várias distinções está a da prestigiada revista inglesa World Music Songlines, que atribuiu a classificação máxima de cinco estrelas ao disco homónimo de Gisela João, garantindo-lhe o estatuto “Top of the World” – que distingue os melhores lançamentos de toda a música mundial a cada mês. Em resultado dessa distinção, Gisela figura igualmente no CD distribuído gratuitamente com a revista, com o tema “Madrugada sem Sono”, ao lado de outras estrelas da World Music como Bassekou Kouyaté, Lau e Alireza Ghorbani. Em Portugal, o disco alcançou o primeiro lugar no Top de vendas nacional e foi considerado pela grande maioria dos críticos nacionais o mais importante disco de estreia de um artista português no século XXI, valendo-lhe o prémio revelação Amália, com quem o seu talento já foi comparado várias vezes. Foi também considerado melhor álbum nacional do ano por publicações de referência como a Blitz, o Expresso, o Público, a Time Out e o site Cotonete tendo atingido vendas que lhe valeram um Disco de Platina. Gisela João foi ainda destingida com um Globo de Ouro na categoria de “Melhor Intérprete Individual” e com o prémio José Afonso 2014, tendo o júri considerado que a fadista é “a melhor voz que já apareceu depois de Amália”. Em Janeiro deste ano, Gisela João esgotou duas das mais emblemáticas salas nacionais: Coliseu do Porto e o Coliseu de Lisboa.

Às 24 horas, os céus da cidade serão coloridos com a tradicional sessão de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores, que marca o encerramento do Dia do Município de Albufeira.

Mas o programa comemorativo só termina no dia 22 de Agosto com a “10.ª Prova de Mar de Albufeira”, que terá lugar na Praia dos Pescadores, entre as 9.30 e as 15.30 horas. Trata-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras que conta com ao apoio da Câmara de Albufeira, da Associação de Natação do Algarve, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Marina Yatch Club e Surf Clube de Albufeira.

Facebook Comments

Comentários no Facebook