Folkfaro está de volta à capital algarvia

Folkfaro está de volta à capital algarvia

567
PARTILHE
Grupos de sete países vão mostrar a riqueza das danças, cantares e trajes das suas terras
Grupos de sete países vão mostrar a riqueza das danças, cantares e trajes das suas terras

O Folkfaro está de regresso à capital algarvia entre os próximos dias 15 e 23. Já na sua 13ª edição, o certame é organizado pelo Grupo Folclórico de Faro e conta com o apoio principal da câmara local. Estarão representadas as tradições populares de povos de diferentes latitudes, através de grupos de sete países. Mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das danças, cantares e trajes das suas regiões.

“Aguarela de Sons e Tradições!…” é o mote da edição deste ano. Os grupos participantes foram seleccionados com base em critérios de qualidade e representatividade, estando confirmadas as delegações vindas de Bolívia, Ballet Folklórico de Sucre (Sucre); Bósnia-Herzegovina, Folk Dance Ensemble Cajavec (Banja Luka); Eslovénia – AFS Študent (Maribor); Espanha – Grupo de Danza Adolfo de Castro (Cádiz); Irlanda do Norte- Dominic Graham School (Coleraine); Taiwan – Hon Wa Folk Dance Troupe (Chung-Ho City).

Para além dos grupos internacionais, as tradições nacionais estarão também representadas por prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal, Rancho Folclórico da Casa do Povo de São Pedro de Alva (Beira Litoral); Rancho Folclórico do Bairro de Santarém (Ribatejo); Rancho Folclórico de Paranhos – Porto (Douro Litoral); Rancho Folclórico Os Pastores de S. Romão (Beira Alta); Rancho Folclórico de Santo Estêvão (Algarve) Rancho Folclórico do Calvário (Algarve) Grupo Folclórico de Faro (Algarve) – Adulto, Infantil e “Cancioneiro”

A Gala de Abertura no Teatro das Figuras, no próximo sábado, pelas 21.30 horas, com todos os países participantes, marcará o arranque de nove intensos dias, repletos de espectáculos e inúmeras actividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural de Faro.

Este ano, há uma novidade quanto à localização do palco principal do Folkfaro. Depois da Gala, os espectáculos diários acontecerão no Largo da Sé, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais, até 23 de Agosto.

Em cada uma dessas noites, actuarão não só os grupos estrangeiros, como também diversas participações especiais: Sandra Cristo & Filipe Neves, Clube de Danças João de Deus, Grupo Veredas da Memória e Companhia de Dança Splash.

O FolkFaro apresenta ainda diversos espectáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Castro Marim, S. Brás de Alportel, Loulé, Tavira e Silves.

O evento é um dos pontos altos do calendário de animação cultural e turística da cidade de Faro, abrangendo os mais diversos públicos. Os espectáculos nas freguesias e concelhos vizinhos que irão levar o folclore internacional até novos públicos e a Celebração Ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constituem também motivos de interesse deste festival.

Facebook Comments

Comentários no Facebook