Fernando Pessanha prepara-se para lançar ‘A Devota e a Devassa’

Fernando Pessanha prepara-se para lançar ‘A Devota e a Devassa’

440
PARTILHE
O jovem historiador e escritor algarvio vai apresentar o seu novo livro em breve
O jovem historiador e escritor algarvio vai apresentar o seu novo livro em breve

O escritor algarvio Fernando Pessanha vai lançar, brevemente, um novo trabalho intitulado “A Devota e a Devassa”.

Segundo o editor Vítor Gil Cardeira, “com este novo livro, ‘A Devota e a Devassa’, a matriz literária de Pessanha transpira a partir de todas as linhas. Mas, uma nova vertente exploratória conduz a estória: o humor, a ironia e o sarcasmo. Breve novela picaresca passada na centúria de setecentos (…) dá-nos a conhecer, em breves e geniais pinceladas, a sociedade e o país, as gentes e as representações sociais da época”.

Por outro lado, a docente universitária Adriana Freire Nogueira, que prefaciou a obra, refere que “a mestria de Fernando Pessanha como ficcionista (…) torna a espelhar-se nesta novela: dispersando discretas informações na narrativa, que nos deveriam preparar para o desfecho, apanha-nos desprevenidos, fazendo com que, por isso, apreciemos ainda mais a elegância e a inteligência com que nos surpreende”.

A nova obra de ficção, publicada pela 4Águas Editora, inaugura assim a colecção “Blokos / Narrativa”, estando previstas várias apresentações em Portugal e em Espanha, cujas datas serão reveladas em breve.

Facebook Comments

Comentários no Facebook