João Vasconcelos apresenta o seu primeiro livro

João Vasconcelos apresenta o seu primeiro livro

444
PARTILHE
O próximo Domingo é o dia escolhido para a apresentação do livro de João Vasconcelos
O próximo Domingo é o dia escolhido para a apresentação do livro de João Vasconcelos

O Auditório do Museu Municipal de Portimão foi o espaço escolhido por João Vasconcelos para a apresentação do seu primeiro livro, intitulado “O 18 de Janeiro de 1934”.

A obra do vereador da Câmara de Portimão tem por base a sua tese de mestrado e em 580 páginas aborda os acontecimentos históricos do 18 de Janeiro de 1934, com a revolta proletária da Marinha Grande, com reflexos um pouco por todo o país.

Prefaciada por António Ventura, que se deslocará a Portimão no próximo dia 20 de Setembro, pelas 16 horas, para fazer a apresentação do livro, a obra tem a chancela da Arandis Editora, projecto editorial algarvio.

João Vasconcelos é professor de História em Portimão, de onde é natural. Licenciado em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2010 tem sido um dos principais dinamizadores e porta-voz da Comissão de Utentes da Via do Infante, na luta contra as portagens. Em 2013 foi eleito vereador na Câmara de Portimão.

Com uma larga experiência política, social e sindical, tem vindo a participar e dinamizar vários colectivos de mobilização social sobre os mais variados assuntos no Algarve, entre os quais as manifestações contra a troika, os movimentos em defesa do Serviço Nacional de Saúde na região, as lutas sindicais no seio dos professores, tendo pertencido à direcção do Sindicato dos Professores da Zona Sul e ao Conselho Nacional da FENPROF.

Participou nas lutas contra a Taxa Municipal de Protecção Civil em Portimão, no movimento “Je Suis Ilhéu” e na luta “Acorrentados Por Uma Vida Melhor”, em defesa dos salários em atraso. É dirigente nacional e distrital do Bloco de Esquerda.

A nível científico, além da tese de mestrado que agora se publica, é autor de vários artigos e estudos no âmbito da História local e regional e de cariz político e sindical, tendo participado em inúmeros congressos, conferências, seminários e colóquios.

Facebook Comments

Comentários no Facebook