Portimão convida a descobrir o concelho no Dia Mundial do Turismo

Portimão convida a descobrir o concelho no Dia Mundial do Turismo

578
PARTILHE
Câmara de Portimão dá a conhecer a história, arte, gastronomia e tradição e novo livro sobre cruzeiros
Câmara de Portimão dá a conhecer a história, arte, gastronomia e tradição e novo livro sobre cruzeiros

A Câmara de Portimão associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala no próximo domingo sob o tema “Mil milhões de turistas, mil milhões de oportunidades”, convidando à descoberta da sua história, arte, gastronomia e tradição e para o lançamento de um novo livro sobre cruzeiros.

No ano em que a Praia de Rocha esteve praticamente lotada no Verão, com especial destaque no mês de Agosto, e no ano em que se assinala o 1.º Centenário do Congresso Regional Algarvio, singular acção dos republicanos algarvios que pretendiam partilhar as suas propostas para o progresso da região, no domingo será divulgada digitalmente uma das 24 teses apresentadas neste Congresso.

O início desta partilha é feito precisamente com a comunicação de Thomaz Cabreira intitulada “Zonas de Turismo”, que em 1915 previa para Portimão e para a região o aproveitamento de um conjunto de potencialidades em prol da indústria turística. Este documento poderá ser consultado nos websites do Museu de Portimão e da Câmara Municipal.

Até ao próximo domingo, as portas do Museu de Portimão e do Centro de Interpretação de Alcalar terão entrada gratuita a todos os visitantes, que assim poderão conhecer o rico património do município e das suas gentes.

O Museu de Portimão pode ser visitado entre as 10 e as 18 horas, e o Centro de Interpretação de Alcalar abre portas das 10 às 13 e entre as 14 e as 16.30 horas.

No sábado, a partir das 14 horas, junto ao adro da Igreja Matriz da Mexilhoeira Grande, decorre o programa “Mexilhoeira Grande – A nossa cultura sai à rua!”, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2015.

Da programação faz parte uma visita orientada, percorrer as ruas da freguesia e descobrir a sua história, e a actuação dos acordeonistas Lígia e Belinha, Dinis Correia e Filipe Miguel (16.30) e do Rancho Folclórico da Figueira (18h), assim como uma recriação da descasca do milho com testemunhos populares e os tradicionais biscoitos fritos e aguardente a acompanhar, ao som do Grupo Coral Adágio e das concertinas de populares mexilhoeirenses, a partir das 20.30.

Apresentado livro a bordo do navio de cruzeiros “Ocean Princess”

No âmbito do Dia Mundial do Turismo e das Comemorações do 1.º Centenário do Congresso Regional Algarvio, a 29 de Setembro tem lugar a partir das 10 horas no Porto de Portimão, a bordo do navio de cruzeiros “Ocean Princess”, da companhia de cruzeiros Princess Cruises, em que 2015 assinala o seu cinquentenário, a apresentação e lançamento do livro “Cruzeiros Turísticos – Uma perspectiva sistémica e multidisciplinar”.

A obra compila um conjunto de artigos científicos sobre o sector dos cruzeiros, marcando presença no lançamento uma das autoras do livro, Éricka Amorim.

A ATP – Associação de Turismo de Portimão dá também as boas vindas aos turistas e visitantes com um programa diversificado na próxima segunda-feira.

Neste dia, todos os turistas que passem pelo Posto de Turismo, que funcionará das 9.30 às 13 e das 14 às 17.30, serão ofertados com o Guia de Portimão, um guia turístico com 185 páginas de informação útil, histórica, cultural e de lazer, indispensável para uma escapadinha a dois, em família, ou na companhia de um grupo de amigos, de visita a Portimão, o Mapa de Bolso do concelho que inclui informações aos turistas sobre a oferta local e descontos em diversos estabelecimentos e ainda vales de degustação de petiscos e/ou sobremesas nos estabelecimentos associados da ATP, “Taberna de Portimão” e “Maria do Mar”.

Neste dia a ATP promove ainda três passeios pedonais – Free Walking Tours – às 11, às 15 e às 17 horas, para os interessados em explorar e contactar com a história, cultura e lazer no centro de Portimão. O ponto de partida/chegada ocorrerá no Posto de Turismo de Portimão.

Facebook Comments

Comentários no Facebook