Tavira de Atalaia 3

Tavira de Atalaia 3

473
PARTILHE
Rui Cabrita Tavira
Rui Cabrita
Tavira

“Pela sua importância na história militar do País Tavira merece um reconhecimento especial e uma destacada unidade museológica sobre esta temática”.

Jorge Queiroz

Com satisfação se deu conta do artigo de opinião do Dr. Jorge Queiroz, na sua qualidade de presidente da AGECAL, publicado no “Postal” de 11 de Setembro, relativo à questão de extrema actualidade que se centra no destino e função futura do Quartel da Atalaia.

Afiguram-se débeis, embora merecedores de atenção, os considerandos iniciais em que aborda questões de estratégia e de políticas de defesa, até porque definições neste âmbito e correspondentes propostas para decisão são objecto de demorados, aprofundados e fundamentados estudos nas estruturas próprias das forças armadas (estados maiores e institutos no âmbito da defesa), em fóruns nacionais e internacionais e ainda na “inteligência” personificada nas nossas universidades. Por tal será de considerar não reversível a saída do exército da nossa cidade.

Retomando o tema – Quartel da Atalaia (QA), sua utilização sequente à saída do RI 1 – daqui vai o manifesto apoio à proposta que o Dr. Jorge Queiroz formula de criação, numa área do QA, dum núcleo museológico que divulgue a Valiosa e Valorosa participação de Tavira nos grandes eventos militares e revolucionários da nossa história.

A manifestada intenção de candidatar a cidade de Faro, e com ela todo o Algarve, a “Capital Europeia da Cultura”, poderá vir a ter no Quartel da Atalaia uma infra-estrutura facilmente adaptável quer ao referido museu quer na criação de condições para que aí se desenvolvam diversificadas actividades artísticas e culturais, conforme tão acertadamente tem sido expresso.

A dimensão e localização do QA vocaciona-o ainda para que nele se possam vir a instalar serviços de cidadania transformando-o em espaço público, frequentado e movimentado.

Facebook Comments

Comentários no Facebook