Passagem de nível pedonal reabre em Olhão

Passagem de nível pedonal reabre em Olhão

474
PARTILHE
Passagem de nível pedonal reabre com labirinto e segurança
Passagem de nível pedonal reabre com labirinto e segurança

A passagem de nível pedonal que separa as avenidas da República e Bernardino da Silva, em Olhão, que havia sido encerrada pela Refer, por razões de segurança, volta a estar aberta ao público na próxima segunda-feira, agora com vigilância e mais condições para os transeuntes.

A garantia é da Infraestruturas de Portugal, depois do acordo alcançado com a Câmara de Olhão, que diz ter negociado “a melhor solução possível para maior conforto dos olhanenses”.

A Infraestruturas de Portugal (IP), empresa de capitais públicos que tem agora a seu cargo as linhas férreas, no âmbito da fusão da Refer e da Estradas de Portugal, já anunciou que “a passagem de nível será preparada de modo a que as pessoas possam atravessar em segurança e será instalado um labirinto”.

O projecto foi feito em conjunto com a Câmara de Olhão, tendo os técnicos da empresa e da autarquia estado em contacto, com vista a que o resultado final respondesse às pretensões de ambas as partes.

A reabilitada passagem de nível irá contar com vigilância humana, pelo que foi dada formação nesse sentido aos seguranças que terão essa função. Refira-se que a passagem de nível estará aberta entre as 6.30 e as 22 horas. Durante a noite, deverá ser utilizada a passagem inferior, por questões de segurança.

O atraso na reabertura da passagem, relativamente ao anunciado em Julho deveu-se, segundo o presidente da Câmara de Olhão, à necessidade de a autarquia lançar um concurso público com o objectivo de contratar vigilância humana: “a IP insistiu que tinha de haver vigilância humana, por ser de lei”, esclarece António Pina.

As obras que deverão estar concluídas na próxima segunda-feira são da responsabilidade da IP, sendo depois os encargos com as mesmas, divididos entre a IP e o Município.

Entretanto, o concurso público para a obra da passagem inferior deverá ser lançado em breve pela Câmara de Olhão, uma vez que o projecto já está concluído e aguarda aprovação pela Assembleia Municipal do compromisso plurianual.

“A perspectiva é de que a obra se inicie no final deste ano ou no início de 2016”, anuncia a autarquia olhanense.

Facebook Comments

Comentários no Facebook