Grupo de Voluntariado UAlg V+ dedica semana à comunidade

Grupo de Voluntariado UAlg V+ dedica semana à comunidade

417
PARTILHE
Grupo pretende dar a conhecer, incentivar e valorizar o voluntariado
Grupo pretende dar a conhecer, incentivar e valorizar o voluntariado

O Grupo de Voluntariado UAlg V+ vai assinalar o Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra no dia 5 de Dezembro, organizando várias iniciativas com o objectivo de dar a conhecer, incentivar e valorizar este acto de cidadania, contribuindo para reduzir as disparidades sociais e para promover a necessidade e o dever de ajudar o próximo.

Amanhã, sábado, às 19.30 horas, a Cantina do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve vai acolher o 16º Jantar Convívio da Associação Oncológica do Algarve (AOA). A iniciativa, que conta com o apoio dos Serviços de Acção Social da Universidade do Algarve (SASUAlg), destina-se à confraternização e angariação de fundos para os projectos da AOA, em benefício do doente oncológico.

Para além de cederem o espaço da cantina, os SAS da UAlg responsabilizam-se pela aquisição dos produtos alimentares utilizados no jantar, que será confeccionado voluntariamente pelas cozinheiras da UAlg, sob orientação da chefe Maria de Lurdes.

Numa semana cheia de voluntariado também vai estar em destaque a “Crise dos refugiados, um desafio para a europa”, através de uma conferência aberta ao público em geral, que se realiza às 21 horas do dia 1 Dezembro, no Auditório da Escola Superior de Saúde. Vão ser chamados a intervir: pelo Ensino Superior, António Branco, reitor da UAlg, pela Sociedade Civil, Rui Marques, coordenador da Plataforma de Apoio aos refugiados, e pela Comunicação Social, Elisabete Rodrigues, directora do Sul Informação.

Em Portugal, o voluntariado tem vindo a aumentar, quer ao nível das organizações que promovem o voluntariado, quer ao nível da quantidade de voluntários existentes, mas, mesmo assim, o número de voluntários em Portugal é reduzido, se comparado à média europeia.

O Grupo de Voluntariado UAlg V+ vai organizar uma semana repleta de iniciativas, que contemplarão várias associações ou grupos da região.

O programa completo pode ser consultado em www.ualg.pt/pt/content/semana-do-voluntariado .

Sobre o Grupo de Voluntariado UAlg V+

Pretende promover e dinamizar projectos de voluntariado, envolvendo elementos da comunidade académica, nomeadamente, estudantes, funcionários docentes e não docentes, e investigadores. Visa ainda estabelecer parcerias para o desenvolvimento e implementação de projectos de voluntariado de interesse comum.

As actividades de voluntariado serão desenvolvidas em múltiplas áreas, incluindo Saúde, Educação, Social, Ciência, Cultura, Desporto, Defesa do Património e Ambiente e Protecção Civil.

O Grupo de Voluntariado UAlg V+ é coordenado por uma Comissão constituída por um docente representante de cada Unidade Orgânica e por um representante dos Serviços de Acção Social.

Mais informações em: http://www.ualg.pt/pt/content/voluntariado#sthash.54qLyF5z.dpuf

Facebook Comments

Comentários no Facebook