Investigadores da UAlg visitam Algardata

Investigadores da UAlg visitam Algardata

537
PARTILHE
Investigadores da Universidade do Algarve ficaram a conhecer in loco as actividades desenvolvidas pela empresa
Investigadores da Universidade do Algarve ficaram a conhecer in loco as actividades desenvolvidas pela empresa

No âmbito da iniciativa CRIA LINKS, lançada pela Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, vários investigadores da Universidade do Algarve visitaram esta quarta-feira, dia 18, a Algardata, para conhecer in loco as actividades desenvolvidas pela empresa e explorar possibilidades de colaboração em áreas de interesse comum.

Contando com 20 anos de experiência, a Algardata constitui hoje uma aposta a longo prazo em diversas áreas de actuação. Oferece serviços que visam o desenvolvimento de acções de optimização e melhoria contínua, nomeadamente na área de venda de equipamentos informáticos, na prestação de serviços de assistência técnica, nos sistemas de gestão empresarial, na área de investigação patente no desenvolvimento de software específico e nas acções de formação.

Para Juan Pablo Correia, responsável pelos mercados internacionais e gestor de inovação da Algardata, “esta iniciativa permite perceber quais as dificuldades que os investigadores da UAlg têm, adaptando-as às nossas dificuldades e necessidades, sempre numa perspectiva de evolução futura, porque não vejo outra forma de progredirmos enquanto empresa, a não ser através da inovação”, acrescentando ainda que “os investigadores são o culminar da inovação”.

Contando com o apoio do CRIA, a Algardata já colabora com a UAlg em quatro projectos, mas esta reunião poderá abrir novas colaborações em áreas diferentes, designadamente no campo de Big Data, no domínio das tecnologias “ómicas” e em “modelling”.

Também Hugo Barros, coordenador do CRIA, considera que este trabalho de interface faz com que o CRIA sirva de intermediário entre as necessidades e o potencial que já existe, quer na UAlg, quer nas empresas. Por um lado, o “CRIA LINKS permite às empresas saber o que se faz concretamente na UAlg, e, por outro, aos investigadores conhecer o que é que as empresas estão a desenvolver no mercado e como é que se posicionam”.

Este périplo, que conta com a participação de investigadores, recém-diplomados e alunos da UAlg, vai estender-se a muitas outras empresas, de diversas áreas, promovendo, assim, a “variedade relacionada” e estimulando um conhecimento mais transversal e interligado entre o mundo empresarial e a academia.

As empresas que tiverem interesse em integrar esta iniciativa podem manifestar o seu interesse, através dos seguinte contactos: aigoncalves@ualg.pt e 289 800 088 (Ana Gonçalves do CRIA).

Facebook Comments

Comentários no Facebook