Museu de Albufeira dá-se a conhecer na FNAC de Faro

Museu de Albufeira dá-se a conhecer na FNAC de Faro

579
PARTILHE
Imagem de uma gincana de automóveis no Largo Eng. Duarte Pacheco em 1934
Imagem de uma gincana de automóveis que decorreu no Largo Eng. Duarte Pacheco em 1934

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira sai fora de portas, no próximo fim-de-semana, para levar até à FNAC, em Faro, o programa “Albufeira: Viagens ao Passado”.

Trata-se de uma iniciativa que teve início no passado mês de Junho e que resulta de uma parceria entre a Rede de Museus do Algarve e a FNAC com o objectivo de dar a conhecer ao grande público os museus da região.

O programa integra, na parte da manhã, entre as 10 e as 13 horas, a actividade “Uma Cidade, um Museu e muitas histórias”, dedicada ao público juvenil, que através do tradicional Jogo da Glória irá ficar a conhecer melhor a história da cidade.

A partir das 14 e até às 17 horas, será exibido o filme “Outras Viagens, outros Olhares”, realizado pelo Museu de Arqueologia com base em imagens, cedidas pela RTP, da Praia de Albufeira, na década de 60 do século XX. A película, que tem a duração de 45 minutos, conta com depoimentos de personalidades que à época passavam férias em Albufeira, nomeadamente Lídia Jorge, Marcelo Rebelo de Sousa e Romero Magalhães. No final haverá, ainda, o visionamento de 60 fotografias, que irão, igualmente, ajudar nesta viagem ao passado, que inicia com uma gravura de Albufeira de J. Hill, publicada em 1813, e termina com uma imagem da actualidade.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira localiza-se na Praça da República, integra a Rede Portuguesa de Museus, desde 2003, e a Rede dos Museus do Algarve, desde 2007. É composto por quatro núcleos históricos relativos a diferentes períodos: pré-história, romano, visigótico-islâmico e idade moderna, possuindo sala de exposições temporárias e um serviço de visitas guiadas à zona antiga da cidade.

Facebook Comments

Comentários no Facebook