Obra que venceu Prémio Jacques Delors 2013 apresentada hoje na CCDR

Obra que venceu Prémio Jacques Delors 2013 apresentada hoje na CCDR

444
PARTILHE
Livro ‘Inovação, Educação e Trabalho na Economia Europeia’ é apresentado hoje, às 18 horas, na CCDR Algarve
Livro ‘Inovação, Educação e Trabalho na Economia Europeia’ é apresentado hoje, às 18 horas, na CCDR Algarve

A sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro, vai ser palco, esta sexta-feira, pelas 18 horas, da apresentação do Livro “Inovação, Educação e Trabalho na Economia Europeia”, de Ana Cláudia Valente, Prémio Jacques Delors 2013.

Esta será a segunda sessão da 1ª edição da iniciativa Ler a Europa que a CCDR Algarve e a Universidade do Algarve, através dos Centros de Informação Europe Direct e Centro Documentação Europeia, organizam – sessões de apresentação, debate e reflexão sobre livros que abordam temáticas da União Europeia, com a presença dos autores e comentários do professor. António Covas, catedrático da Universidade do Algarve e investigador de assuntos europeus.

A investigação que o livro apresenta procura explicar a diversidade de níveis de rendimento e de ritmos de crescimento económico que se registou na Europa na última década, a partir dos contributos do capital humano e da inovação. Para compreender porque é que uns países são capazes de gerar mais riqueza do que outros, numa economia cada vez mais exigente em inovação e conhecimento, parece, no entanto, ser necessário partir de uma concepção mais ampla e diversa dos requisitos endógenos deste novo modelo de crescimento. Será que a I&D, a inovação e a educação continuarão a ser recursos particularmente distintivos ou exclusivamente suficientes nesta fase?

Percurso de Ana Cláudia Valente

A autora, Ana Cláudia Valente, é investigadora no CEPCEP, Universidade Católica Portuguesa e no DINÂMIA’CET (ISCTE-IUL). Desde 2010, é também Vogal da Direcção do CEPCEP.

Em 2014 integrou a equipa de investigação do CESOP – Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa. É doutorada em Economia, especialidade Economia Industrial e da Inovação, pelo ISCTE-IUL. Licenciatura em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, com pós-graduação em Economia e Políticas Públicas e Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, ambos no ISCTE-IUL.

As suas áreas de investigação são: capital humano, inovação e políticas públicas de educação, formação e emprego. Desde 2013 que faz parte da rede “Skills Forecasting and Labour Market Developments” do CEDEFOP, como especialista nacional seleccionada.

A entrada é livre.

Facebook Comments

Comentários no Facebook