Festa em Quarteira celebra padroeira dos pescadores

Festa em Quarteira celebra padroeira dos pescadores

651
PARTILHE
A viagem de barco da padroeira, acompanhada pela fiéis, é o ponto alto da festa
A viagem de barco da padroeira, acompanhada pela fiéis, é o ponto alto da festa

A padroeira dos pescadores de Quarteira e também de Portugal sai à rua hoje e amanhã, naquela que é a festa religiosa mais importante da cidade.

Assim, no primeiro dia das comemorações, pelas 21 horas, a imagem da Santa Protectora sai em procissão da Igreja de Nossa Senhora da Conceição até à Igreja de São Pedro do Mar.

Na terça-feira, a cidade acorda com uma alvorada. Pelas 14 horas, é celebrada uma Eucaristia na Igreja de S. Pedro do Mar e, pelas 15, tem início a procissão solene com a imagem de Nossa Senhora da Conceição em direcção ao mar (Porto de Abrigo) e saudação à Nossa Senhora.

O ponto alto desta festa é a viagem de barco da padroeira, acompanhada pela crença de muitos fiéis que aqui se deslocam, especialmente pelos pescadores que com as suas embarcações demonstram toda a devoção e afecto pela sua Protectora.

À bênção do mar e das embarcações segue-se o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A imagem pequena do Porto de Abrigo regressa à sua capelinha

A partir das 20 horas, realiza-se a venda de ramos e leilão de ofertas. A festa encerra com um espectáculo de variedade com José Manuel Pasadinhas e Rita Melo.

Facebook Comments

Comentários no Facebook