Albufeira lidera comemorações do fim de ano

Albufeira lidera comemorações do fim de ano

534
PARTILHE
Música, fogo-de-artifício e muita animação marcaram o último dia de 2015
Música, fogo-de-artifício e muita animação marcaram o último dia de 2015

A Festa de Fim de Ano em Albufeira continua a ser motivo de preferência de milhares de visitantes que escolhem o concelho para dar as boas vindas ao Novo Ano.

Música, fogo-de-artifício e muita animação marcaram o último dia de 2015. Mas o programa prolongou-se até aos primeiros dias de Janeiro, com o evento Paderne Medieval, na aldeia histórica do barrocal algarvio, e o Festival de Humor “Solrir”, que trouxe a Albufeira os mais conceituados comediantes a nível nacional.

A Câmara de Albufeira estima que “cerca de 160 mil pessoas tenham passado por Albufeira entre os dias 31 de Dezembro e 4 de Janeiro”. No dia 31, mais de 80 mil pessoas escolheram a Praia dos Pescadores para brindar ao Novo Ano no tão aguardado concerto junto ao mar. A entrada em 2016 foi feita ao som de Anselmo Ralph, que pôs a plateia a dançar com temas bem conhecidos do grande público.

A passagem para o novo ano ficou marcada pela sessão de fogo-de-artifício que iluminou a Praia dos Pescadores e a Praia da Oura. Depois das 12 badaladas, a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro encheu-se de animação com a Star Parade, um desfile de artistas circenses que encheram as ruas e estabelecimentos comerciais aderentes de malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas surpresas.

Cerca de dez mil visitaram Paderne Medieval

Mas a festa continuou logo no primeiro dia de 2016, com a freguesia de Paderne a recuar no tempo e a acolher cerca de dez mil visitantes que, apesar da chuva, percorreram as ruas da aldeia do Barrocal algarvio num ambiente único. Os visitantes do primeiro dia do ano assistiram ao desfile histórico que retratou a cerimónia da entrega da Carta de Doação do castelo, vila e padroado da igreja à Ordem de Avis, por D. Dinis Rei de Portugal e dos Algarves. Já no dia 3 de Janeiro, o evento foi transmitido em directo pelo programa da SIC “Portugal em Festa”, algo inédito na história desta aldeia, que juntou milhares de pessoas no núcleo antigo, transformado num mercado medieval.

Durante seis horas, os apresentadores João Baião e Rita Ferro Rodrigues deram a conhecer a história da freguesia e do evento “Paderne Medieval”, de onde foram feitos diversos directos com entrevistas ao presidente da Câmara, Carlos Silva e Sousa, ao presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo, Arménio Aleluia Martins, a artesãos, figurantes e músicos da Banda da Sociedade Musical de Paderne. Pelo palco do pavilhão, instalado ao lado do Estádio João Campos, passaram artistas da terra como o grupo de Cantares de Janeiras “Força da Tradição”, a “Banda Vibrações” e o cantor Carlos Coelho, todos padernenses. Destaque ainda para os proprietários do restaurante “Veneza”, que mostraram alguns dos pratos e doces regionais.

Mais de seis mil receberam o ano novo a rir

As celebrações do Novo Ano prolongaram-se até à passada segunda-feira. Durante os primeiros dias de 2016, Albufeira voltou a acolher o maior Festival de Humor em Portugal, que decorreu no Palácio de Congressos do Algarve, na Herdade dos Salgados. Foram mais de seis mil, os espectadores que receberam 2016 a rir, nas quatro noites em que subiram ao palco consagrados artistas como Nilton, Aldo Lima, Herman José, Diogo Faro, Pedro Durão, Eduardo Madeira, entre muitos outros, que protagonizaram momentos verdadeiramente hilariantes. A grande afluência de público em todas as sessões veio confirmar que o Solrir é o maior acontecimento do género a nível nacional, reunindo os melhores humoristas da actualidade.

O Festival é uma iniciativa da Press Happiness em colaboração com o Município de Albufeira, tendo contado com o patrocínio da Caixa Agrícola e o apoio do NAU Hotels and Resorts, da APAL (Agência de Promoção de Albufeira) e do Turismo do Algarve.

Carlos Silva e Sousa, presidente da Câmara de Albufeira, salientou que “este fim de ano cumpriu as expectativas, quer em termos de público, quer de retorno económico e mediático para o concelho. O programa foi construído essencialmente para famílias e pessoas de todas as idades e foi isso a que assistimos nos diversos eventos que organizámos”. O autarca referiu também que este foi o ano que se registou um menor número de ocorrências na noite de 31 de Dezembro, fazendo com que “a grande maioria daqueles que nos visitaram dessem por bem empregue o seu investimento”. O edil aproveitou ainda para “agradecer a todos aqueles que colaboraram para que Albufeira tivesse nas comemorações do Fim de Ano, o seu nome em grande prestígio”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook