Cidade de Portimão é anfitriã da Startup Europe Week

Cidade de Portimão é anfitriã da Startup Europe Week

636
PARTILHE
Mega evento de empreendedorismo vai decorrer durante dois dias em Portimão
Mega evento de empreendedorismo vai decorrer durante dois dias em Portimão

Portimão vai juntar-se a mais de 220 cidades europeias que durante a primeira semana de Fevereiro vão dinamizar várias actividades no âmbito do “Startup Europe Week”- SEW, um mega evento de empreendedorismo promovido pela Comissão Europeia e pelo Startup Europe com vista a divulgar e promover a criação de novas empresas de base tecnológica nas várias regiões da Europa.

“Será o Algarve um terreno fértil para a criação de Startups? Que oportunidades, ecossistema e financiamento para a criação de novos negócios no Algarve? Como criar uma Startup? Quais os principais entraves e oportunidades para a criação de empresas de base tecnológica no Algarve? Como é que se cria e fomenta um ecossistema empreendedor? Será possível inovar no Algarve?”. Estas serão algumas das questões a debater no dia 5 de Fevereiro no evento principal da SEW em Portimão, “Start Talking About…”, que contará com um painel de convidados de referência na área do empreendedorismo nacional e regional.

Debate “Start Talking About…” realiza-se a 5 de Fevereiro no TEMPO

Assim, a partir das 18 horas, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, será lançado o debate sobre a criação de um ecossistema empreendedor, startups e apoios institucionais existentes no Algarve, com a participação de André Marquet, co-fundador e presidente de Productized.co e co-fundador da Beta-i; Bruno Carlos, director-geral da Clarnet Soho Portugal; Hugo Barros, coordenador do CRIA- Universidade do Algarve; João Saleiro – co-fundador da Boonzi.pt (software de finanças pessoais) e David Santos, presidente da CCDR Algarve e do CRESC Algarve 2020 e a moderação a cargo de Luís Correia, co-fundador da PopcornMetrics.com e co­organizador da Startup Europe Week em Portimão.

A partir das 21 horas, os participantes serão convidados a continuar o “networking”, na companhia de uns copos e petiscos nas melhores tasquinhas da cidade.

O evento tem entrada é gratuita, com bilhetes disponíveis em https://www.amiando.com/sew_portimao e é especialmente dirigido a empreendedores que queiram fazer a diferença na região do Algarve e aqui desejem criar os seus negócios, com especial enfâse para os de base tecnológica, contribuindo para a criação de um ecossistema empreendedor no Algarve.

Um dia antes, a 4 de Fevereiro, em modo de aquecimento para o evento principal, a organização local lança o desafio a todos os empreendedores de partilharem os seus insucessos no caminho para o sucesso e participarem no “Warm-up: let’s talk about failure”, uma sessão descontraída onde a ideia é falar do que nem sempre corre bem e, acima de tudo, como evitar. O evento terá lugar entre as 19 e as 20.30 horas na Taberna Cool 33 em Portimão e é de entrada gratuita, devendo apenas ser feita a inscrição na página do SEW Portimão https://www.amiando.com/sew_portimao .

E porque é importante estimular um espírito empreendedor junto do público escolar, a SEW Portimão irá também dinamizar no dia 4 de Fevereiro, pelas 11.50, uma sessão especial para algumas turmas do 12º ano da área de Ciências e finalistas de Informática da Escola Secundária Poeta António Aleixo, com a participação de Luís Correia, que irá partilhar o seu percurso inspirador, e fazer uma introdução ao mundo das Startups.

Evento tem como organizadores locais dois empreendedores

A SEW Portimão é co-organizada com a Startup Europe Week e tem como organizadores locais dois empreendedores, Luís Correia e Maria Nobre Carvalho, e conta com a parceria da Câmara de Portimão.

Luís Correia é natural e residente no concelho de Portimão, fundador da startup www.popcornmetrics.com, uma plataforma para profissionais de marketing digital com sede em Londres. Impulsionador de grupo StartAlgarve, que promove eventos mensais com outros founders no Algarve, defende que o Algarve tem excelentes condições para o desenvolvimento de um ecossistema para a criação de Startups tecnológicas. Está envolvido em vários eventos de promoção do empreendedorismo no Algarve. É orador e mentor convidado em vários eventos sobre o empreendedorismo.

Maria do Nobre do Carvalho mudou-se para o Algarve em 2003 para trabalhar numa pequena start­up que dois anos depois ­ em 2005 ­ é adquirida por uma empresa norte americana. Durante oito anos foi, a partir do Algarve, responsável pela estratégia de implementação global da 2a maior agência de viagens online para estudantes universitários Norte Americanos. Em 2013 cria o seu próprio negócio, a Beat ­ Social Engagement, uma empresa de consultoria em Marketing sediada em Lagos. Com gosto especial pelo voluntariado junta-se à Associação Teia D’Impulsos e ao Projecto Vela Solidária e aprofunda o interesse pelo empreendedorismo social, dedicando hoje, grande parte do seu tempo à produção e promoção de eventos de cariz cultural e recreativos no Barlavento Algarvio.

Para a Câmara de Portimão organizar este evento, em parceria com estes dois empreendedores locais, “vem no seguimento do dinamismo que o Município tem vindo a preconizar na promoção do empreendedorismo na Região do Algarve e, reforça a aposta de continuar a fazer de Portimão, não só um ponto de encontro para gente empreendedora, como contribuir activamente para a criação de um ecossistema empreendedor local”.

O programa completo e informação acerca dos convidados da Startup Europe Week Portimão está disponível em http://bit.ly/sew_portimao .

Facebook Comments

Comentários no Facebook