Estafeta ‘Chamada para os Jogos’ passou por Loulé

Estafeta ‘Chamada para os Jogos’ passou por Loulé

535
PARTILHE
Iniciativa foi acolhida com grande entusiasmo por parte dos alunos
Iniciativa foi acolhida com grande entusiasmo por parte dos alunos

O Município de Loulé recebeu nas passadas quarta e quinta-feira a segunda edição da Estafeta ‘Chamada para os Jogos’, iniciativa que, além de promover a VII edição dos Jogos de Quelfes, pretende constituir uma chamada de atenção para o Olimpismo, enquanto filosofia de vida fundada na educação através do desporto, da cultura e do ambiente, no respeito pelos mais elementares valores éticos universais.

Esta Estafeta arrancou no dia 7, em Olhão, e Loulé recebeu o testemunho do Município de Faro, no Estádio Algarve, na quarta-feira. Nas Escolas EB1 nº 2 de Almancil, EB1 da Fonte Santa e Colégio Internacional de Vilamoura a iniciativa foi acolhida com grande entusiasmo por parte dos alunos que receberam da organização uma importante mensagem sobre o Olimpismo como filosofia de vida, que encerra valores fundamentais como a solidariedade, fraternidade, esforço, determinação, igualdade ou o fair-play.

Já na quinta-feira, a Estafeta passou pela cidade de Loulé, pelas Escolas EB1 Mãe Soberana e EB1 nº4 de Loulé, onde também foi transmitido aos alunos o pensamento de Pierre Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, baseado em valores-chave do Olimpismo. Neste momento não faltou a presença da mascote dos Jogos de Quelfes, Kelfi, que de uma forma animada interagiu com as crianças.

Despedida da estafeta aconteceu em Vilamoura

A despedida da II Estafeta ‘Chamada para os Jogos’ do concelho de Loulé aconteceu em Vilamoura, junta à Praia da Falésia, com a entrega do testemunho ao Município de Albufeira.

Em ano Olímpico, Olhão, São Brás de Alportel, Faro, Loulé, Albufeira, Silves, Lagoa, Portimão, Lagos, Vila do Bispo, Aljezur, Odemira, Almodôvar, Castro Verde, Mértola (Freguesia de São João dos Caldeireiros), Alcoutim, Tavira, Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte (Espanha), acolhem esta iniciativa, visitando as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e envolvendo as autarquias, bem como as diferentes comunidades escolares numa jornada épica, a pé e de bicicleta, de quase mil quilómetros.

Recorde-se que os VII Jogos de Quelfes são o maior e mais emblemático evento de promoção do Olimpismo, direccionado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, onde a prática desportiva é abordada enquanto facilitadora da aprendizagem de conteúdos éticos e motor de desenvolvimento pessoal e social, irão decorrer entre os dias 9 e 23 de Abril de 2016 em diversas instalações desportivas dos concelhos de Ayamonte, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel, Tavira e Vila Real de Santo António.

Facebook Comments

Comentários no Facebook