Ministro confirma electrificação da linha do Algarve mas deixa ligação ao aeroporto...

Ministro confirma electrificação da linha do Algarve mas deixa ligação ao aeroporto em aberto

700
PARTILHE
Cristóvão Norte
Cristóvão Norte não conseguiu do ministro – que fugiu a responder a obras concretas – a confirmação da ligação ao Aeroporto de Faro

A confirmação da vontade do actual Governo manter a promessa de electrificação total da linha do Algarve – inserida no plano estratégico de investimentos, PETI 3+, pelo anterior executivo – foi dada pelo ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, ao deputado algarvio Cristóvão Norte.

A questão foi colocada pelo parlamentar do PSD eleito pelo Algarve em sede de Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas ao titular da pasta.

Cristóvão Norte disse-se “reconfortado” pela circunstância do Governo confirmar o investimento a realizar na electrificação, mas não deixou de sublinhar, questionando o titular do Governo, que “ficou por referir [pelo ministro] a ligação ferroviária ao Aeroporto Internacional de Faro”.

O ministro Pedro Marques respondeu aos deputados de forma genérica não se comprometendo com obras concretas
O ministro Pedro Marques respondeu aos deputados de forma genérica não se comprometendo com obras concretas

Nas respostas aos deputados – onde também colocou questões ao ministro o deputado algarvio João Vasconcelos, do Bloco de Esquerda, sobre as portagens na Via do infante e o aumento da sinistralidade na EN 125 – Pedro Marques esquivou-se a respostas face a questões concretas dos parlamentares sublinhando “o compromisso do Governo com o investimento na ferrovia” e o trabalho no sentido de “maximizar o aproveitamento” dos fundos europeus nesta matéria e dando nota, repetidas vezes, daquilo que considera ter sido a actuação do anterior Governo que “planificou e fez versões optimizadas dos planos”, mas que de projectos e obra “fez zero”.

O que estava previsto no PETI 3+

Recorde-se que no plano de investimentos estratégicos PETI 3+ realizado pelo Governo de Passos Coelho estava prevista a electrificação integral da linha do Algarve, actualmente apenas electrificada entre Tunes e Faro, e a construção de um ramal de ligação ao Aeroporto de Faro.

O presidente da Refer em Agosto de 2015 anunciava no Algarve, a intenção de investimento de 120 milhões de euros na modernização da linha ferroviária da região, dinheiro que serviria para electrificar toda a linha e criar uma ligação entre Faro e o aeroporto.

Os trabalhos de electrificação da linha “devem iniciar-se em 2016”, dizia então Rui Loureiro, “estando a sua conclusão prevista para 2019, enquanto a obra para a ligação da capital algarvia ao aeroporto se deve iniciar em 2017, estimando-se a sua conclusão em 2021”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook