Vila Real promove Jornadas Históricas do Baixo Guadiana

Vila Real promove Jornadas Históricas do Baixo Guadiana

409
PARTILHE
Arquivo de Vila Real de Santo António é o espaço escolhido para acolher a iniciativa
Arquivo de Vila Real de Santo António é o espaço escolhido para acolher a iniciativa

A terceira edição das Jornadas históricas do Baixo Guadiana têm início no próximo dia 22 em Vila Real de Santo António.

O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes acolhe a iniciativa que terá três sessões durante as quais investigadores de diferentes áreas historiográficas irão partilhar temas ligados à história do Baixo Guadiana, onde o «Grande Rio do Sul» assume um papel central.

O primeiro encontro realiza-se no dia 22, às 9.30 horas, e inicia-se com a comunicação «Comer à tripa-forra? – Estratégias alimentares humanas do séc. I ao XIII no Algarve: os dados zooarqueológicos e a literatura associada», conduzida por Maria João Valente, do centro da Universidade do Algarve.

A sessão inaugural irá ainda abordar a questão da «Arquitetura Retabular em Castro Marim», com o Historiador de Arte Marco Sousa Santos.

À tarde, a partir das 14 horas, as jornadas reservam uma visita ao concelho de Castro Marim, guiada por Marco Sousa Santos e por Pedro Pires, técnico de Património da empresa municipal Nova Baesuris.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana são organizadas pela Câmara de Vila Real de Santo António  e pelo Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes e contam, entre outros oradores, com a colaboração de investigadores, docentes universitários, técnicos do património, editores, entre outros.

Estão inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, projecto que envolve os municípios de Vila Real, Castro Marim e Ayamonte (Espanha) e tem como missão a partilha cultural na fronteira do Guadiana.

As próximas sessões das jornadas estão agendadas para os dias 18 de Março e 27 de Maio. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através do email arquivomunicipal@cm-vrsa.pt.

Facebook Comments

Comentários no Facebook