104 anos de história do Olhanense assinalados com quatro núcleos expositivos

104 anos de história do Olhanense assinalados com quatro núcleos expositivos

471
PARTILHE
exposio olhanenese
Nesta exposição será possível ter uma visão global do clube e da sua história desde a fundação até à actualidade

Foi inaugurada no dia 16 de Abril, uma exposição comemorativa do 104º aniversário do Sporting Clube Olhanense. A mostra, da responsabilidade da Autarquia, através do seu Arquivo Municipal, e do Sporting Clube Olhanense (SCO), divide-se por quatro locais e pode ser visitada até 29 de Abril.

Quem quiser conhecer um pouco melhor a história do SCO pode passar pelas instalações do Arquivo Municipal de Olhão, hall de entrada do Município, Sala de Troféus do clube, no Estádio José Arcanjo, ou pela Rua Almirante Reis (nº22 A), local onde foi redigida a ata da fundação do clube.

Composta por quatro núcleos expositivos esta mostra, concebida no âmbito das comemorações do 104º aniversário do Sporting Clube Olhanense, assenta numa simbiose entre o espólio museológico, pertencente ao clube, e o espólio documental produzido no decorrer da sua actividade, e que permanece actualmente à guarda do Arquivo Municipal de Olhão.

Visitados os quatro núcleos expositivos, será possível ter uma visão global do clube e da sua história desde a fundação até à actualidade. Alguns documentos estão a ser revelados ao público pela primeira vez, dando assim a conhecer novos dados desta instituição que faz parte intrínseca da história da cidade e dos olhanenses.

Em 1924, o SCO viveu o momento mais glorioso da sua história, ao conquistar o título de campeão de Portugal, “dando as maiores alegrias aos seus adeptos e ao povo olhanense, elevando o nome de Olhão em todo o País”, como pode ler-se num dos painéis da exposição.

olhanense
Alguns documentos estão a ser revelados ao público pela primeira vez

Na inauguração desta mostra, entre muitos olhanenses representantes e dirigentes das duas entidades, Câmara Municipal e Sporting Clube Olhanense, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, e o presidente do SCO, Isidoro Sousa.

Ambos elogiaram os vários ‘momentos’ da exposição, realçando alguns documentos agora dados a conhecer pela primeira vez, mercê do “esforço e dedicação dos elementos do Arquivo Municipal de Olhão”, agradecendo esse trabalho em nome de todos os olhanenses e adeptos.

“Haveria mais para expor, mas mostramos aquilo que considerámos mais emblemático. Foi muito gratificante esta parceria entre a Câmara e o SCO” referiu  a responsável pelo Arquivo Municipal de Olhão, Helena Vinagre.

“Conseguimos adquirir novos conhecimentos e transmiti-los ao público, porque se não for para mostrar, os conhecimentos de pouco valem”, acrescentou a responsável no final da inauguração.

Facebook Comments

Comentários no Facebook