Medalha de ouro para aluno olhanense nas Olimpíadas de Matemática

Medalha de ouro para aluno olhanense nas Olimpíadas de Matemática

412
PARTILHE
Wanghao Zhu prepara-se agora para a fase de selecção das Olimpíadas Internacionais
Wanghao Zhu prepara-se agora para a fase de selecção das Olimpíadas Internacionais

Wanghao Zhu, aluno do 9º ano do Colégio Bernardette Romeira, em Olhão, alcançou recentemente o 1º lugar na categoria A nas XXXIV Olimpíadas Portuguesas de Matemática 2015/2016. Esta competição, que decorreu no concelho de Oeiras, reuniu os 30 melhores alunos nacionais de cada categoria.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.

Para além da medalha de ouro, este aluno terá também a oportunidade de participar nos estágios Delfos, dinamizados pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde irá preparar-se para outras competições, nomeadamente a fase de selecção para as Olimpíadas Internacionais, que se irão realizar em Julho, em Hong Kong.

No final da competição, Wanghao Zhu encontrava-se manifestamente satisfeito, “fiquei bastante surpreendido porque a prova da segunda fase não me correu bem e por isso não esperava ser apurado para a fase final. Mas quando recebi um e-mail da organização das Olimpíadas Portuguesas da Matemática a dar-me as felicitações por ter sido apurado para a fase nacional, fiquei muito contente. Foi uma das melhores notícias da minha vida”, enfatizou o jovem.

Facebook Comments

Comentários no Facebook