Autismo é tema de conferência em Albufeira

Autismo é tema de conferência em Albufeira

444
PARTILHE
No centro das atenções vai estar a problemática das pessoas com autismo na escola e na sociedade
No centro das atenções vai estar a problemática das pessoas com autismo na escola e na sociedade

O Auditório da Escola EB 2,3 de Ferreiras, em Albufeira, recebe na próxima quarta-feira, dia 27, entre as 15.30 e as 19.30 horas, um seminário subordinado ao tema “Autismo: Teoria, Intervenção, Inclusão”.

A iniciativa, que resulta de uma parceria entre o Centro de Formação de Albufeira/Lagoa/Silves (CFAE), o Agrupamento de Escolas de Ferreiras e o Município de Albufeira, destina-se a professores do ensino regular e da educação especial, pais e encarregados de educação e outros agentes educativos interessados na problemática da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).

A conferência vai abordar os seguintes temas: conceitos, definições, prevalência e etiologia da PEA, modelos de intervenção psicoeducacional, importância da relação escola-família, exemplos práticos de intervenção psicoeducacionais e a problemática das pessoas com autismo na escola e na sociedade.

“Numa área onde abundam modelos psicoeducacionais, abundam também dúvidas e inquietações, daí a importância de realizar incursões profundas ao ambiente da família e da escola e à forma como estas duas entidades reagem a esta problemática. Ao questionar a forma como reagem, pretendemos interpelar quanto ao que seria desejável, a nível da intervenção precoce, a nível da intervenção especializada em contexto escolar, de modo a que a família e escola contribuam, colectiva e articuladamente, para a evolução da criança, sem esquecer que existe uma sociedade para lá dos muros da escola que é preciso consciencializar para melhor incluir todos”, revelam os responsáveis pela organização.

A conferência vai ficar a cargo de Miguel Correia, autor da obra “Autismo e Atraso de Desenvolvimento: Um estudo de caso”, resultado de um trabalho académico em que o protagonista é o seu próprio filho, diagnosticado com a PEA. Professor de Educação Especial, Miguel Correia é formador do Instituto CRIAP – Psicologia e Formação na Pós-graduação em Intervenção Multidisciplinar na PEA, na área das Ferramentas Tecnológicas na Intervenção Educativa na PEA e autor do blogue A Suta – Ideias, Processos e Práticas de Inclusão.

Os interessados em mais informações e inscrições devem contactar o CFAE, através do email: cfalbufeira@gmail.com.

Facebook Comments

Comentários no Facebook