Cancro da mama e exercício físico debatidos em Tavira

Cancro da mama e exercício físico debatidos em Tavira

113
PARTILHE
- Pub -
1
A Associação Semear Saúde promoveu uma sessão de esclarecimento gratuita. DR

A prática de exercício físico durante e após o tratamento do cancro da mama foi o tema da sessão de esclarecimento conduzida pela fisioterapeuta Sara Rosado. A iniciativa ocorreu durante a tarde de Sábado e juntou cerca de duas dezenas de pessoas nas instalações da Associação Semear Saúde com o objectivo de “esclarecer mitos e dúvidas”.

A redução das dores articulares, da fadiga e dos vómitos e náuseas são alguns dos benefícios da prática de exercício, em doentes afectados pelo cancro da mama, apontados por Sara Rosado, que considera a falta de informação sobre o tema uma realidade patente na sociedade: “as pessoas não estão informadas em relação aos benefícios da prática de exercício físico e o desconhecimento é a principal causa da não alteração dos hábitos e de não se provocar uma mudança comportamental que beneficie e promova a saúde”. A fisioterapeuta, especializada na área oncológica, acrescenta ainda que “seria importante haver mais sessões destas”.

Brites Rosa, doente oncológica há mais de um ano, esteve presente e partilha da mesma opinião, “não é só ter o cancro, ser operada, ir para casa, ir às consultas e voltar para casa. Falta alguém que nos ajude porque senti e ainda sinto muita falta de acompanhamento após o tratamento e aqui encontro uma ajuda que não tenho noutro sítio”.

No fim da sessão houve ainda tempo para a Associação Semear Saúde destacar o Restaurante Bistrot O Porto pelo trabalho que tem desenvolvido na área da alimentação saudável.

A sessão de esclarecimento “Exercício físico no cancro da mama” deu início a um ciclo de palestras mensais organizadas pela Associação. A segunda, intitulada “Cancro – o que realmente é e como pode ser tratado”, será no mesmo local, no próximo dia 30 entre as 16 e as 19 horas. A participação é gratuita e necessita de inscrição prévia através do e-mail: associacaosemearsaude@gmail.com.

2
DR
3
DR
4
Restaurante Bistrot O Porto homenageado pela Associação Semear Saúde. DR