Loulé celebra Dia do Município com semana repleta de actividades

Loulé celebra Dia do Município com semana repleta de actividades

365
PARTILHE
De 2 a 30 de Maio, vários espaços públicos da cidade de Loulé recebem exposições temáticas com projectos da Câmara Municipal
De 2 a 30 de Maio, vários espaços públicos da cidade de Loulé recebem exposições temáticas com projectos da Câmara Municipal

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Loulé, que se assinala a 5 de Maio, a Câmara de Loulé leva a cabo um vasto programa de actividades, entre os dias 2 e 8 de Maio, que se estende a várias freguesias, naquela que será a Semana do Município, e cujos pontos altos serão a Cerimónia dos Agraciados e a Festa da Espiga.

Este evento arranca no dia 2 de Maio, pelas 17.30 horas, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, com a apresentação da Estratégia Municipal sobre as alterações climáticas, um instrumento estratégico na adaptação do território e da gestão e acção municipal às mudanças climáticas, elaborado no âmbito do projecto ClimAdaPT.Local, e o lançamento da marca “Loulé Adapta”.

A autarquia fará a entrega de bicicletas de uso partilhado aos agrupamentos de escolas da cidade de Loulé, no dia 3, pelas 10 horas, numa cerimónia que decorrerá nas Escolas Padre Cabanita, Engº Duarte Pacheco e Secundária de Loulé. Trata-se de um projecto englobado na forte aposta na mobilidade sustentável, criando condições para a promoção do uso da bicicleta, sobretudo junto da comunidade escolar.

Pelas 16 horas, as celebrações prosseguem nas escolas, com a atribuição do nome do Cónego Clementino de Brito à Escola nº 2 de Almancil.

Das 9.30 às 17 horas do dia 4, a Cerca do Convento Espírito Santo, em Loulé, recebe a actividade “Centro de Saúde das Brincadeiras”, onde, de forma lúdica, as crianças irão aprender um pouco sobre primeiros-socorros. E à noite, a partir das 21.30 horas, Jorge Palma, junta-se em palco à Banda Filarmónica Artistas de Minerva, para um concerto único no Cine-Teatro Louletano.

O Dia do Município no concelho de Loulé

No Dia do Município, 5 de maio, às 9 horas, na Praça da República, tem lugar o Hastear da Bandeira, e meia hora mais tarde, a Sala da Assembleia Municipal de Loulé, recebe a cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito Municipal aos Agraciados. Este ano serão atribuídas uma Medalha de Honra, cinco Medalhas de Ouro, quatro Medalhas de Prata e duas Medalhas de Bronze.

Segue-se, às 12 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a entrega do Grande Prémio Literário APE – Associação Portuguesa de Escritores / Câmara de Loulé. Trata-se da primeira edição deste prémio, na área específica da Crónica e Colectânea de Dispersos Literários, que pretende ser uma referência nacional na divulgação da literatura e dos autores.

A partir das 15 horas, as celebrações acontecem no interior, com a realização da tradicional Festa da Espiga em Salir. O desfile etnográfico em representação das actividades agrícolas tradicionais desta freguesia é um dos acontecimentos que, ano após ano, marca as comemorações do Dia do Município, atraindo milhares de visitantes a Salir. Mas o programa da Festa da Espiga prolonga-se durante três dias, com muita música, desporto, artesanato e folclore.

No dia 7, as instituições de solidariedade social do Concelho de Loulé participam na Feira Social – Dia da Coesão Social, que decorre das 10 às 17 horas, na Cerca do Convento Espírito Santo.

No emblemático Mercado Municipal, às 16.30 horas, o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, irá fazer um balanço do mandato e perspectivar o futuro, numa entrevista conduzida pela jornalista Fátima Campos Ferreira.

No dia 8, o mercado abre portas, entre as 10 e as 15 horas, para acolher uma acção integrada no projecto “Não desperdice o nosso futuro”, um movimento contra o desperdício alimentar e pelo direito à alimentação.

Ao longo desta semana as actividades com as escolas serão uma das notas dominantes. Destaca-se a “Passerelle dos Livros”, com a realização de peças de teatro onde os alunos são os protagonistas, o Showcooking “Cozinhando e Recriando a cavala e o carapau de Quarteira”, a Mostra e Degustação de produtos confeccionados pelos alunos dos cursos vocacionados da Escola Profissional de Alte ou “Poesia e Cidadania nas Escolas”, por Afonso Dias.

De 2 a 30 de Maio, vários espaços públicos da cidade de Loulé recebem exposições temáticas com projectos da Câmara Municipal.

Ao assinalar o Dia do Município com um programa abrangente, com iniciativas dirigidas a vários públicos e que se estende a várias localidades, pretende a Câmara de Loulé mostrar toda a dinâmica existente naquele que é o maior Concelho algarvio.

Facebook Comments

Comentários no Facebook