Olhão acolhe congresso europeu dedicado à indústria das algas

Olhão acolhe congresso europeu dedicado à indústria das algas

188
PARTILHE
O programa do evento contempla uma visita às empresas olhanenses Necton e Sparos.
O programa do evento contempla uma visita às empresas olhanenses Necton e Sparos

Olhão recebe até esta sexta-feira, dia 8, o “European Roadmap for na Algae-Based Industry”. O congresso à escala europeia, que decorre no Real Marina Hotel & Spa, junta cerca de uma centena de especialistas, que pretendem ligar diferentes projectos europeus na área das algas e, a partir daí, identificar novos alvos para futuras pesquisas e desenvolvimento.

Durante a cerimónia de recepção aos participantes, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal, o presidente da autarquia, António Miguel Pina, deu as boas vindas a todos os participantes neste congresso, desejando que “o encontro seja profícuo”. Aproveitou ainda para destacar que um dos nichos de mercado, em termos turísticos, é precisamente o que está ligado às conferências.

Os objectivos desta conferência prendem-se com o desenvolvimento de um livro branco sobre a produção de algas na Europa, a identificação e discussão de desafios comuns e a discussão da agenda de inovação europeia necessária para estimular o desenvolvimento da indústria de algas na Europa.

As algas estão entre as matérias-primas sustentáveis mais promissoras para os sectores de alimentos para animais, alimentos para consumo humano, química e energia. São capazes de se desenvolver, quer na água do mar, quer em águas residuais e não competem por terras com as culturas agrícolas.

- Pub -

Este congresso surge na sequência da aposta da União Europeia, e é uma co-organização de um consórcio de projectos daquela entidade para o sector: Algae Cluster, MIRACLES, FUEL4ME e SPLASH.

- Pub -