Praia de Faro mais limpa com a ajuda de pequenos e graúdos

Praia de Faro mais limpa com a ajuda de pequenos e graúdos

689
PARTILHE
- PUB -
Também ferro, botas de borracha e maços de cigarro foram apanhados do areal
Também ferro, botas de borracha e maços de cigarro foram apanhados do areal

Garrafas, tábuas, sacos de plástico e cordas. Estes foram apenas alguns dos objectos recolhidos por cerca de duas centenas de pessoas que se juntaram, este sábado, para limpar a praia de Faro e Ilhotes.

“As pessoas aqui poluem muito!”, ouve-se, ainda no início do percurso. Ao longo dos cerca de dois quilómetros e meio de areal percorridos, muitas foram as coisas que não deviam estar naquele sítio. “Eu gosto de apanhar lixo na praia para os animais não morrerem”, diz Rafael Matias, de 8 anos. “Eu apanhei vidro, madeira e um tapete”, acrescenta Miguel Raposo, dois anos mais novo.

Rafael e Miguel são membros do Grupo 77 de Escuteiros de Faro, que ajuda a recolher o lixo da Ria Formosa “há pelo menos seis anos”, e são chefiados por Paulo Martins, que considera a iniciativa “muito importante, tanto para a Ria Formosa, como para os escuteiros, na medida em que todo o lixo que conseguimos recolher, é o que deixa de estar acumulado, quer nas dunas, quer na ria, e no próprio mar, e ao mesmo tempo as crianças estão envolvidas com a comunidade”. “É importante educar os jovens para a protecção ambiental”, finaliza.

Cerca de duzentos voluntários ajudaram a limpar a ria e a costa da Praia de Faro
Cerca de duzentos voluntários ajudaram a limpar a ria e a costa da Praia de Faro

Para além deste, também o Grupo 166 de Escuteiros de Montenegro marcou presença, bem como alunos de escolas de Faro e outros grupos que, voluntariamente, decidiram juntar-se à causa. Apesar de São Pedro não ter facilitado e de a organização ter sido forçada a cancelar a limpeza na Barrinha devido ao mau tempo, a motivação dos participantes manteve-se e depressa se encheram os sacos.

A FAGAR, empresa municipal que gere a distribuição de águas no concelho de Faro, e parceira oficial da iniciativa, preparou, no próprio dia, seis contentores, onde os participantes depositaram todo o lixo recolhido. Finalizada a limpeza na área, os contentores foram transportados para as instalações da empresa, onde o lixo vai ser posteriormente contabilizado e reciclado.

Paulo Gouveia da Costa, presidente da FAGAR, disse ao POSTAL que “a sensibilidade das pessoas é cada vez maior e os comportamentos cívicos dos nossos concidadãos são cada vez mais responsáveis e mais condizentes com o cuidado e com a preservação da natureza e do meio ambiente que é necessário ter”

Nem o mau tempo levou a que cerca de duzentos voluntários deixassem de contribuir para a recolha do lixo na Ria Formosa
Nem o mau tempo fez com que os participantes deixassem de contribuir para a recolha do lixo na Ria Formosa

Recorde-se que a acção de limpeza na praia de Faro e Ilhotes, este sábado, está inserida no programa “Limpar a Ria Formosa!”, organizado pela Câmara de Faro, que teve início no dia 12, na Ilha da Culatra, e termina no dia 19, na Ilha do Farol.

Os resultados da campanha vão ser divulgados na próxima semana mas Paulo Gouveia da Costa antecipa “um evento bem-sucedido, com um balanço sempre positivo, uma vez que, a cada ano que passa, felizmente, há cada vez menos lixo para recolher”. O presidente da FAGAR promete continuar a apoiar a iniciativa, que por onze vezes já ajudou a deixar mais limpa a Ria Formosa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook