Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Mundo, Nacional, Política

Vila Real vai cobrar taxa turística de 1 euro por dormida

Numa decisão que é no mínimo polémica – bastando para tal recordarmo-nos da celeuma que uma decisão do mesmo teor provocou em Lisboa ou da polémica gerada quando pela primeira vez a autarquia de Luís Gomes tentou implementar esta medida – a Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António aprovou, por maioria, a criação da […]

15:24 12 Abril, 2016 12:30 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Monte Gordo é uma das principais zonas turísticas de Vila Real a ser afectada por esta taxa

Numa decisão que é no mínimo polémica – bastando para tal recordarmo-nos da celeuma que uma decisão do mesmo teor provocou em Lisboa ou da polémica gerada quando pela primeira vez a autarquia de Luís Gomes tentou implementar esta medida – a Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António aprovou, por maioria, a criação da taxa turística do concelho, como valor de 1 euro por dormida.

A implementação da medida e do respetivo regulamento foi precedida por um período de discussão pública, não se tendo registado qualquer participação popular na discussão do projecto elaborado pelo município, confirmou ao POSTAL a Câmara. 

O modelo adoptado em Vila Real de Santo António seguiu de perto o de Lisboa, com quem a autarquia algarvia debateu o regime implementado para criar o respectivo regulamento local, referiu ao POSTAL a Câmara.

Luís Gomes já tinha tentado  uma vez implementar a taxa turística e falhou, agora é mesmo a valer

Cada turista pagará no máximo 7 euros, 1 euro por dia de dormida 

A futura taxa turística terá o valor máximo de um euro por dormida/noite até um máximo de sete euros, estando isentos do seu pagamento os menores de 10 anos (os menores entre os 11 e os 13 anos pagam 50%). Será aplicada em todas as tipologias de alojamento, até um máximo de sete noites, de forma a não afetar a atractividade do município.

Assim se um turista dormir quatro noites em Vila Real pagará quatro euros, mas se dormir doze noites pagará somente 7 euros, o máximo de taxa cobrável por pessoa.

Segundo a Câmara liderada por Luís Gomes a taxa foi pensada “de forma a garantir a manutenção dos equipamentos e infraestruturas municipais e assegurar a promoção interna e externa do município”.

As receitas arrecadadas serão destinadas, entre outros aspetos, ao financiamento de eventos chave que atraem um número elevado de turistas a Vila Real de Santo António, como é o caso do Mundialito de Futebol, da Passagem de Ano ou da programação Eventos de Verão.

“Por outro lado, as verbas irão destinar-se à promoção do concelho no exterior no exterior, à manutenção dos equipamentos e infraestruturas municipais destinados aos turistas e à população residente (de que são exemplo as zonas balneares, as redes de passadiços e ciclovias ou as instalações do Complexo Desportivo). Serão igualmente canalizadas para a preservação dos recursos naturais e paisagísticos locais”, refere a edilidade.

800 mil euros de receitas anuais previstas

“Tendo em consideração o número de dormidas anuais classificadas no município – cerca de um milhão – a autarquia espera vir a encaixar uma receita de cerca de 800 mil euros/ano (o valor já contempla as isenções)”, antecipa a Câmara.

«Durante muitos anos, a autarquia desenvolveu múltiplos esforços no sentido de captar visitantes e turistas, não onerando clientes, nem hoteleiros. Atendendo ao atual contexto económico, é altura de partilhar responsabilidades, implementado o pagamento de uma verba simbólica como, aliás, já acontece em múltiplas cidades europeias e portuguesas», nota Luís Gomes, presidente da autarquia de VRSA.

«Da mesma forma, a taxa permitirá continuar a dinamização de um turismo de qualidade e assegurará a manutenção e o melhoramento das condições de visita a VRSA, permitindo que mais visitantes escolham este destino que, em 2015, liderou as taxas médias de ocupação no Algarve», prossegue o autarca.

Taxa entra em vigor 15 dias após publicação em Diário da República

A taxa entrará em vigor 15 dias úteis após a sua publicação em Diário da República, sendo fornecido todo o material de apoio necessário à implementação da taxa quer aos turistas, quer às unidades de alojamento, garantindo que as reservas já efetuadas não serão cobradas retroativamente.

A transparência na aplicação das receitas resultantes da cobrança será garantida através do envolvimento do Conselho Estratégico Municipal, órgão consultivo a criar no mês seguinte à entrada em vigor da taxa turística, constituído por representantes dos principais agentes de desenvolvimento do município e no seio do qual serão apresentadas e discutidas as questões relevantes para o desenvolvimento económico e social do concelho.

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Cultura Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Auto Economia Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Vista aérea de Copenhaga, Dinamarca. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal

13:40 7 Setembro, 2026 13:28 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este país da UE oferece grande qualidade de vida e salários por vezes três vezes maiores que os de Portugal, pelo que cada vez atrai mais emigrantes europeus

Praia de Salema.
Algarve Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Algarve Cultura Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete

12:50 7 Setembro, 2026 12:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha "Cinto-me Vivo" alia sensibilização e fiscalização à utilização correta dos principais dispositivos de segurança

Mischa Gurov.
Europa

“Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios

13:20 7 Setembro, 2026 13:13 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Informático trocou parte do percurso de transportes por uma ida a nado para o emprego, mas pelo caminho encontrou motivos para dar o alarme

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Algarve Cultura Gastronomia

Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

12:20 7 Setembro, 2026 12:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Gia Costa Duo atua no Preceito numa noite que junta jazz ao vivo e um menu inspirado em produtos do mar, da terra e da região

Pesso com cartão Multibanco. Crédito: Freepik
Economia

Novo esquema preocupa autoridades: tem o seu nome, parece do banco e pode esvaziar a sua conta

11:00 7 Setembro, 2026 09:19 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma simples carta na caixa do correio pode esconder uma armadilha. A GNR explica como funciona esta nova burla bancária

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Cultura, Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Auto, Economia, Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Vista aérea de Copenhaga, Dinamarca. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal

13:40 7 Setembro, 2026 13:28 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este país da UE oferece grande qualidade de vida e salários por vezes três vezes maiores que os de Portugal, pelo que cada vez atrai mais emigrantes europeus

Praia de Salema.
Algarve, Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Algarve, Cultura, Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete

12:50 7 Setembro, 2026 12:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha "Cinto-me Vivo" alia sensibilização e fiscalização à utilização correta dos principais dispositivos de segurança

Mischa Gurov.
Europa

“Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios

13:20 7 Setembro, 2026 13:13 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Informático trocou parte do percurso de transportes por uma ida a nado para o emprego, mas pelo caminho encontrou motivos para dar o alarme

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Algarve, Cultura, Gastronomia

Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

12:20 7 Setembro, 2026 12:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Gia Costa Duo atua no Preceito numa noite que junta jazz ao vivo e um menu inspirado em produtos do mar, da terra e da região

Pesso com cartão Multibanco. Crédito: Freepik
Economia

Novo esquema preocupa autoridades: tem o seu nome, parece do banco e pode esvaziar a sua conta

11:00 7 Setembro, 2026 09:19 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma simples carta na caixa do correio pode esconder uma armadilha. A GNR explica como funciona esta nova burla bancária

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto
    Portugueses ‘evitam’ este carro? Modelo passou de 1.231 vendas em junho para apenas uma em agosto
  • Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal
    Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal
  • “Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios
    “Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios
  • Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete
    Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete
  • Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos
    Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

Opinião

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
    Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento