Albufeira celebrou o Dia da Espiga

Albufeira celebrou o Dia da Espiga

456
PARTILHE
O autarca Carlos Silva e Sousa não quis perder a festa
O autarca Carlos Silva e Sousa não quis perder a festa

As crianças e os seniores de Albufeira juntaram-se na passada Quinta-feira de Ascensão para comemorar o Dia da Espiga. Depois de comporem o tradicional ramo que trará abundância de pão, saúde, amor, alegria e paz ao longo do ano, miúdos e graúdos partilharam um animado almoço.

Este ano, a festa contou com a colaboração do Clube Avô e do Centro Educativo do Cerro d´Ouro (Paderne) e incluiu diversas actividades intergeracionais. Apesar da chuva, o dia teve início com uma caminhada no campo para apanhar os cinco elementos do ramo da espiga (papoila, malmequer, alecrim, espiga de trigo e ramo de oliveira), seguida de um almoço partilhado entre os utentes da Fundação António Silva Leal, do Centro de Dia do Rossio e do Clube Avô, e os alunos da EB1 de Vale Carro e de Olhos de Água. À mesa serviram-se pratos típicos do barrocal algarvio, com destaque para as favas à algarvia e as ervilhas com ovos, degustados ao som tradicional do acordeão do artista local Parentinho.

Crianças e seniores juntaram-se para ir ao campo apanhar a espiga
Crianças e seniores juntaram-se para ir ao campo apanhar a espiga

O presidente da câmara Carlos Silva e Sousa e a vereadora Marlene Silva fizeram questão de participar na festa e assistir a este encontro intergeracional que já vem sendo uma tradição em Albufeira.

Embora o meu tempo tenha impedido a realização de grande parte das actividades, pelo pátio da escola encontravam-se espalhados vários ateliers entre eles, maquilhagem, cabeleireiro, pintura facial, dança, jogos, insufláveis, área de plantas e visitas guiadas à escola, que contaram com a colaboração da comunidade e da Junta de Freguesia de Paderne.

Para Carlos Silva e Sousa, esta iniciativa permitiu “reactivar as tradições de forma saudável através de um convívio intergeracional, onde os mais idosos, com os seus saberes, vão mostrando aos mais novos como eram as suas vivências e transmitindo-lhes valores”. O autarca salientou a importância deste tipo de eventos, que fazem de “Albufeira um município educador e inclusivo”.

Facebook Comments

Comentários no Facebook