Bons hábitos de consumo de energia

Bons hábitos de consumo de energia

461
PARTILHE

 

logo_deco

Questão:

“Que cuidados posso ter para fazer um consumo de energia mais eficiente em minha casa?”

- Pub -

A DECO responde…

A energia eléctrica faz parte do nosso quotidiano, usamos energia quando tratamos da nossa higiene pessoal, na limpeza das nossas casas, na preparação e conservação dos nossos alimentos, quando comunicamos e em tantas outras acções do nosso dia-a-dia.

Os constantes desenvolvimentos na nossa sociedade têm conduzido à dependência das principais fontes de energia, os combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural.

As energias não renováveis são mais poluentes, sendo por isso urgente a necessidade de reduzir a nossa dependência destes recursos. A maior preocupação com fontes de energia não renováveis, como o petróleo, prende-se com o agravamento do Efeito de Estufa, que advém da emissão de gases durante a queima de combustíveis fósseis, provocando alterações climáticas.

Então é cada vez mais importante o uso das energias renováveis, pois representam recursos mais baratos e maior preservação do meio ambiente. As fontes de energia renovável mais conhecidas são: eólica, solar, biomassa, biocombustível, biogás, geotérmica, hidreléctrica e energia do mar.

Há pequenos gestos que marcam a diferença
Há pequenos gestos que marcam a diferença

Qualquer equipamento que utilizamos no nosso dia-a-dia converte a energia que recebe de várias fontes noutras formas de energia. Porém, nem toda a energia transferida é utilizada na realização da tarefa para a qual foi concebida.

Na verdade, parte dessa energia perde-se quando não utilizamos os equipamentos de forma adequada.

A resposta para um consumo mais eficiente de energia pode passar por pequenos gestos que reduzem os impactes no ambiente e consequentemente a factura da energia e do orçamento familiar.

Por exemplo: escolha equipamentos energeticamente eficientes (classe A+++), utilize sistemas de energia renováveis para o aquecimento de águas sanitárias, desligue sempre os carregadores de telemóveis, tablets, e leitores de mp4 da ficha depois de os carregar, desligue o stand by das televisões e computadores – esta pequena luz é responsável por cerca de 5% da electricidade consumida em sua casa, por isso, desligue as fichas de electricidade de equipamentos que não estão a ser utilizados.

Estes são alguns gestos que marcam a diferença.

Facebook Comments

Comentários no Facebook