Direcção Regional de Cultura do Algarve e GNR assinam protocolo inédito em...

Direcção Regional de Cultura do Algarve e GNR assinam protocolo inédito em Portugal

295
PARTILHE
Alexandra Gonçalves
Alexandra Gonçalves lidera a Direcção Regional de Cultura do Algarve

A Direcção Regional de Cultura do Algarve e a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, irão cooperar institucionalmente para a salvaguarda e protecção do Património Cultural imóvel em meio rural.

O protocolo, inédito em Portugal, irá ser assinado no próximo dia 20, pelas 15 horas, no Auditório da ex-Direcção Regional de Economia.

Em 2000 na Resolução de Vantaa, em Helsínquia, a UNESCO adoptou as medidas “Para uma estratégia Europeia Sobre Conservação Preventiva”, que inclui a criação de planos e equipas para fazer frente a situações de vandalismo e outros agentes destruidores que causam estragos no Património Cultural.

Será o que, pela primeira vez em Portugal, estabelecerá este protocolo para a Protecção do Património Cultural Imóvel do Algarve.

- Pub -

A sessão contará com uma dissertação de João Martins Claro, da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que abordará o tema “O Valor do nosso Património Histórico-Arqueológico”.

A Directora Regional da Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, e Carlos Silva Gomes, Comandante Territorial de Faro da GNR, farão um breve discurso sobre a necessidade de prevenção e sensibilização do Património histórico e arqueológico no meio rural algarvio e sobre as acções futuras em preparação, no âmbito da presente colaboração.

Facebook Comments

Comentários no Facebook