Exposição itinerante da Dieta Mediterrânica no Mercado Municipal de Tavira

Exposição itinerante da Dieta Mediterrânica no Mercado Municipal de Tavira

549
PARTILHE
Mercado_Municipal tavira
Em Abril, esta exposição esteve na Universidade do Algarve/Biblioteca das Gambelas

Os mercados são um espaço fulcral para a preservação da Dieta Mediterrânica por ser o local onde existem alimentos frescos, da época e produzidos localmente. Os mercados garantiram, durante séculos, a alimentação saudável, a sustentabilidade dos territórios e o fortalecimento da economia regional.

Neste sentido, o Mercado Municipal de Tavira acolhe, até ao dia 25 de Maio, a exposição itinerante “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade”.

Esta integra o conjunto de acções previstas no Plano de Salvaguarda, aprovado pela UNESCO, e destina-se a divulgar e promover a Dieta Mediterrânica nas suas diferentes vertentes.

A história milenar, as paisagens culturais e o ambiente, a saúde e nutrição, os ciclos astrais, os produtos sazonais, a candidatura/inscrição, as festividades cíclicas e a gastronomia são algumas das temáticas desenvolvidas em 19 painéis (português e inglês).

Esta inclui, igualmente, os vídeos da candidatura aprovada e possibilita o acesso a jogos interactivos e a um painel de aromas. Neste espaço encontra-se, ainda, disponível material informativo impresso em português, inglês e espanhol.

Em Abril, esta exposição esteve na Universidade do Algarve/Biblioteca das Gambelas acompanhando o ciclo de seminários “Multidisciplinaridade do conceito de Dieta Mediterrânica”, a seguir irá para o Museu Municipal de Albufeira e depois para a sede do Parque Natural da Ria Formosa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook