Exposição ‘Maio Vinhateiro’ inaugurada em Ferragudo

Exposição ‘Maio Vinhateiro’ inaugurada em Ferragudo

511
PARTILHE
Cartaz Final
Destaque ainda para o lançamento do livro “Guia das Praias do Algarve” do autor Nuno Campos Inácio, que ocorrerá em simultâneo com a inauguração da exposição no dia 13 de Maio pelas 16 horas

Inaugura na próxima sexta-feira 13, na Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, a exposição “Maio Vinhateiro”.

Esta exposição é organizada conjuntamente pela Junta de Freguesia de Ferragudo e pela Casa do Real Compromisso Marítimo de Ferragudo, com o apoio da Câmara de Lagoa no âmbito do ano temático “A Nossa Gente a Nossa Identidade”, consistindo na divulgação do trabalho fotográfico que retrata as vindimas do concelho no decorrer dos anos.

A exposição fotográfica da autoria de José Benvindo dos Reis Santos conta com 62 fotografias, correspondendo cada uma delas a uma data e acção especifica da faina agrícola das vindimas.

Apesar de actualmente a Vila de Ferragudo não possuir quaisquer explorações agrícolas de vinho ou adegas, nos finais dos anos 50, possuía não só mais de uma dezena de tabernas onde se afogavam magoas dos marítimos, mas também algumas adegas onde se fazia e vendia vinho a granel.

No seguimento desta exposição fotográfica, irão estar expostos os trabalhos elaborados no âmbito do concurso “Rótulos para garrafas de vinho de Lagoa” organizado pelo município de Lagoa e que contou com a participação das escolas do concelho.  O objectivo do concurso era  a criação de um rótulo inovador, capaz de motivar e transmitir a qualidade vinícola do concelho.

Simultaneamente estão expostos no piso inferior os trabalhos dos participantes no concurso “Maios”, que retratam os tradicionais bonecos de pano, do tamanho dos humanos, que são colocados junto das casas das pessoas e que assumem contornos de crítica social e política que está presente desde a altura da ditadura.

Destaque ainda para o lançamento do livro “Guia das Praias do Algarve” do autor Nuno Campos Inácio, que ocorrerá em simultâneo com a inauguração da exposição no dia 13 de Maio pelas 16 horas.

Facebook Comments

Comentários no Facebook