Faro investe mais 2 milhões na rede viária (com mapas de localização)

Faro investe mais 2 milhões na rede viária (com mapas de localização)

1780
PARTILHE
Rogério Bacalhau anunciou a candidatura de Faro a Capital europeia da Cultura no discurso a propósito do Dia da Cidade
Rogério Bacalhau aposta forte na renovação da rede viária de todo o concelho

A proposta de investimento de mais dois milhões de euros projectada pela autarquia liderada por Rogério Bacalhau para a rede viária de todo o concelho está incluída no pacote de investimento anunciado pela Câmara, no valor de 4,3 milhões de euros a realizar ainda para este ano.

Para o programa de requalificação da rede viária Faro Requalifica II a Câmara reserva dois milhões de euros em obras a lançar até Dezembro e executáveis em parte este ano e o resto em 2017.

Trata-se de mais do dobro do investimento feito pela Câmara no Faro Requalifica I que está em fase de conclusão e que já requalificou várias ruas e estradas da cidade e do concelho.

Em conjunto este é certamente o maior investimento na rede viária do concelho nos últimos dez anos, pelo menos.

- Pub -

Saiba quais a vias intervencionadas dentro da cidade
(saiba tudo: para ver a localização das obras no mapa clique sobre o nome das ruas e estradas

Entrada de FAro pelo Fórum Algarve vai ser requalificada e a rotunda do Teatro Municipal também
Entrada de FAro pelo Fórum Algarve vai ser requalificada e a rotunda do Teatro Municipal também

No plano pormenorizado das intervenções a Câmara revela que serão alvo de requalificação as duas principais entradas da cidade, a Avenida Cidade de Hayward (cerca de 300 mil euros) e a Avenida Dr. Gordinho Moreira (EN125), com um investimento de perto de meio milhão de euros. Nesta última intervenção será ainda requalificada a rotunda do Teatro Municipal de Faro.

Quanto a artérias principais na cidade de Faro vão ser intervencionadas a Avenida 5 de Outubro, jardins, passeios e rebordo dos passeios junto aos estacionamentos longitudinais, bem como a Estrada de São Luís (parcial), a Estrada da Senhora da Saúde (parcial/poente) e a adjacente Rua Dr. António Belchior Jr., na Urbanização Horta das Figuras.

No Bairro do Alto Rodes serão alvo de obras várias artérias, nomeadamente, a Rua emissor Regional do Sul e completada a Rua Féria Pavão.

A somar a estas e no mesmo bairro farense serão repavimentadas a Rua do Cercado, a Rua São Gonçalo de Lagos e a Rua Diogo Mendonça Corte Real.

Largo do Sol Posto e ruas envolventes vão para obras, o Largo das Mouras Velhas é o passo a seguir na requalificação da zona
Largo do Sol Posto e ruas envolventes vão para obras, o Largo das Mouras Velhas é o passo a seguir na requalificação da zona

Na zona da baixa da cidade para obras vão a Travessa Ivens, a Rua Baptista Lopes e o Largo do Sol Posto. Na envolvente ao Largo do Sol Posto são repavimentadas a Rua do Sol, a Travessa das Flores, a Rua da Conceição e a Travessa da Conceição.

Estas intervenções enquadram-se na futura requalificação do Largo das Mouras Velhas, cujo projecto de execução está a ser ultimado na autarquia e que constitui um investimento de cerca de 300 mil euros, que contempla além do Largo das Mouras Velhas a Rua de Portugal – na zona fronteira ao Teatro Lethes e à Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa – e as ruas que circundam este edifício conhecido como ‘dispensário’ ou ‘assistência aos tuberculosos’.

Finalmente dentro do perímetro da cidade será requalificado o Bairro do Centenário, junto ao Estádio de São Luís e a Praceta Aleixo da Cunha, na Penha.

As obras no Patacão

No Patacão, já fora dos limites da cidade será intervencionada a Rua do Moínho (parcial).

Faro Requalifica II chega ao Montenegro

Steven Piedade realça a importância desta obra
Steven Piedade vê a freguesia do Montenegro receber algumas intervenções ao mesmo tempo que as ruas Bento de Jesus Caraça e Dr. Egas Moniz vão ter uma requalificação mais profunda que está a ser projectada pela Câmara

A Freguesia do Montenegro é contemplada com intervenções na Rua Manuel Gomes Guerreiro, a Rua das Hortênsias e a Rua das Tulipas e o estacionamento junto aos campos de ténis, tudo nas Gambelas.

Ainda nesta localidade preparam-se intervenções na Rua das Violetas, na Rua das Acácias e na Rua dos Malmequeres.

Já na sede de Freguesia as obras vão chegar à Rua da Igreja.

Quanto às prometidas intervenções nas ruas Bento de Jesus Caraça e Rua Dr. Egas Moniz, no centro do Montenegro, a autarquia vai intervenciona-las quando estiver concluído o projecto de reperfilamento destas duas artérias fundamentais.

Aqui, apurou o POSTAL junto da autarquia, mais do que a repavimentação das vias, será feito o integral reperfilamento das ruas com os passeios e os acessos às habitações, uma obra muito mais complexa de planificar, mas que uma vez executada reformulará por completo as duas ruas.

O investimento na rede viária de Estoi e Conceição de Faro

Na Freguesia de Estoi e Conceição de Faro as obras vão alcançar algumas artérias de Estoi “que não foram abrangidas na intervenção recente realizada naquela localidade no âmbito do Faro Requalifica I”, refere o presidente Rogério Bacalhau, e ainda a Urbanização da Galvana.

As estradas intervencionadas na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe

São várias as estradas em intervenção e a intervencionar na freguesia de Santa Bárbara de Nexe
São várias as estradas em intervenção e a intervencionar na freguesia de Santa Bárbara de Nexe

Santa Bárbara de Nexe não fica de fora dos investimentos da autarquia neste Faro Requalifica II. Além das obras já a decorrer entre a Falfosa e o centro da localidade no âmbito do Faro Requalifica I, para a segunda fase do plano estão previstas mais intervenções como a repavimentação da Estrada dos Gorjões.

Em obras entrarão também a Estrada Municipal 520-4 (Bela Salema) e a Urbanização de Mata Lobos.

Ainda em Santa Bárbara de Nexe será requalificada a Estrada Municipal 520-1 entre a sede de freguesia e a zona dos Valados já no concelho de Loulé. Esta obra decorre de verbas de compensação para a autarquia pela obra do IKEA.

A importância das obras

São dois milhões de euros no total em intervenções que uma vez concluídas modificarão de forma radical a rede viária do concelho de Faro e, muito em particular, a face mais visível da cidade de Faro, num projecto que constitui uma verdadeira revolução nesta matéria.

Confrontado com a possibilidade destas intervenções constituírem uma antecipação em prol das eleições autárquicas de 2017, Rogério Bacalhau não manifesta qualquer desconforto com o trabalho feito em prol de Faro e dos farenses: “trabalho para as eleições de 2017 desde que tomei posse em Outubro de 2013. Fiz e continuarei a fazer o meu trabalho independentemente de ser candidato, que sou, à Câmara e de poder ou não ganhar as eleições”.

A Estrada Municipal 534, entre Odiáxere e Vale da Lama, vai ser repavimentada
Trabalhos de repavimentação vão abranger várias zonas rurais do concelho

Depois de mais de uma década sem intervenções de relevo na rede viária Faro prepara-se para uma nova realidade, a criar passo-a-passo, obra após obra até à conclusão do Faro Requalifica II e o presidente não deixa de salientear que “sabemos que as obras na rede viária não podem ficar ficar por aqui e que há muito para fazer, mas lá chegaremos”.

Recorde-se que Rogério Bacalhau que realiza todas estas intervenções sem recurso a crédito, apenas com dinheiro da Câmara, o que lhe permitirá pagamentos a pronto e poupanças significativas que poderão, à semelhança do Faro Requalifica I, resultar em mais intervenções do que aquelas aqui elencadas. Isso mesmo afirmou o presidente da autarquia.

Facebook Comments

Comentários no Facebook