Início da semana marcado com temperaturas de Verão

Início da semana marcado com temperaturas de Verão

312
PARTILHE
Os próximos dias vão ser marcados por temperaturas elevadas
“Até quarta-feira, dia 04, vamos ter tempo quente. Depois, a partir de quinta-feira, vai regressar a precipitação e a descida das temperaturas entre 7 a 10 graus”

O início de semana vai ser marcado por tempo quente, com temperaturas máximas a chegar aos 30 graus Celsius, adiantou à agência Lusa a meteorologista Ângela Lourenço, salientando que a chuva vai regressar na quinta-feira.

“Até quarta-feira, dia 4, vamos ter tempo quente. Depois, a partir de quinta-feira, vai regressar a precipitação e a descida das temperaturas entre 7 a 10 graus Celsius”, adiantou à Lusa a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ângela Lourenço, até quarta-feira as temperaturas máximas vão subir gradualmente podendo atingir, principalmente na região sul, Alentejo e Vale do Tejo, valores próximos ou acima dos 30 graus.

“O céu vai estar limpo hoje e terça-feira, sendo que para o final do dia de amanhã [terça-feira] estamos a prever já um aumento de nebulosidade no Algarve. Na quarta-feira, apesar de ainda ser um dia quente, já vamos ter bastante nebulosidade”, avançou.

A meteorologista salientou que a partir de quinta-feira a temperatura máxima vai descer e vai regressar a precipitação.

“Vamos ter uma descida significativa. Em alguns locais em particular do litoral as descidas poderão atingir os 10 graus celsius. Em todo o território deverão descer entre 7 e 10 graus”, disse.

No que diz respeito às mínimas, a tendência é para uma subida, mas mais ligeira.

“Na próxima noite ainda vai ser relativamente fresca, mas depois de terça-feira para quarta-feira vão ser mais amenas e deverão manter-se mais amenas até ao fim de semana”, disse.

As temperaturas mínimas vão variar entre os seis e os 17 graus Celsius, podendo ser mais baixas nas regiões do interior.

Radiação ultravioleta coloca Portugal em alerta

Todas as regiões do país apresentam esta segunda-feira risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet. De acordo com o instituto, em risco ‘Muito Alto’ de exposição à radiação UV estão as regiões de Bragança, Faro, Guarda, Porto Santo (Madeira), Sagres, Viseu, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Funchal (Madeira), Leiria, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Santa Cruz das Flores, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

As bebidas ideais para o verão Para as regiões com níveis ‘Muito Alto’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de aconselhar que seja evitada a exposição das crianças ao sol.

(Agência Lusa)

Facebook Comments

Comentários no Facebook