Loulé apresenta concerto comentado de Nuno Vieira de Almeida e João Terleira

Loulé apresenta concerto comentado de Nuno Vieira de Almeida e João Terleira

459
PARTILHE
nuno vieira de almeida
Nuno Vieira de Almeida É autor de diversos projectos de síntese musical com áreas como a pintura, o teatro e a poesia

No próximo domingo, dia 15 de Maio, pelas 15.30 horas, o Cine-Teatro Louletano apresenta um concerto musical, comentado, que conta com a participação do pianista português, Nuno Vieira de Almeida, e do cantor lírico João Terleira.

Este espectáculo dirige-se a crianças com mais de 6 anos e às suas famílias, mas também ao público em geral.

O alinhamento musical inclui obras de compositores tão diversificados quanto Schubert, Lopes Graça, Verdi ou Bizet, mostrando que a chamada música clássica, inclusive a de aparente acesso mais difícil, pode chegar a vários públicos e atrair diferentes faixas etárias, quando apresentada de uma forma cativante e dinâmica, a qual visa mostrar que a cultura deve ser a face performativa da educação.

Nuno Vieira de Almeida estudou em Lisboa com José Manuel Beirão e, como bolseiro da Fundação Gulbenkian, em Viena com Leonid Brumberg e em Londres com Geoffrey Parsons.

Apresenta-se regularmente como pianista de Lied com os maiores cantores nacionais e grandes nomes internacionais em Portugal e no estrangeiro. Deu em Portugal muitas primeiras audições de obras de compositores como Schönberg, Webern, Wolf, Von Einen, Sckreker, Korngold, Weil, Bernstein, Britten, etc.

É autor de diversos projectos de síntese musical com áreas como a pintura, o teatro e a poesia. Colabora regularmente em espectáculos de teatro e cinema como intérprete e autor de bandas sonoras. Leciona na Escola Superior de Música de Lisboa.

João Terleira iniciou os estudos musicais na Academia de Música de Viana do Castelo. É licenciado em Canto pela Escola Superior de Música e Artes e do Espectáculo (ESMAE, Porto), sob a orientação de Rui Taveira. Frequentou masterclasses com Natalie Dessay, Dietrich Henschell, Alberto Zedda, René Jacobs e Pietro Rizzo.

Cantou obras como Requiem, Missa Domenicus e Missa da Coroação de Mozart; Messias de Händel; Paixão segundo S. João, Magnificat e Cantata 147 de Bach; e 9.ª Sinfonia de Beethoven. Em recital o seu repertório inclui obras de Schubert, Britten ou Hugo Wolf, que tem apresentado em território nacional e estrangeiro.

em um Mestrado em Interpretação Artística na ESMAE, com a dissertação “Tecnologia de Apoio em Tempo-Real ao Canto – Relação entre parâmetros perceptivos da voz cantada com fenómenos acústicos objectivos”, sob a orientação de Rui Taveira e Sofia Lourenço. Desde 2013, é membro do Estúdio de Ópera da Flandres, sedeado em Gent, na Bélgica.

O espectáculo tem a duração aproximada de 60 minutos, destina-se a maiores de 6 anos e os bilhetes têm um custo de 3 euros por pessoa.

Facebook Comments

Comentários no Facebook