Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus assinalados em Loulé

Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus assinalados em Loulé

598
PARTILHE
O Museu Municipal de Loulé é um dos mais importantes equipamentos culturais do concelho
O Museu Municipal de Loulé é um dos mais importantes equipamentos culturais do concelho

O Museu Municipal de Loulé associa-se ao Dia Internacional do Museus e à Noite Europeia dos Museus, estendendo as comemorações de 14 a 21 de Maio, em torno da temática “Museus e Paisagens Culturais”, promovendo a importância das paisagens na missão e actividade dos museus.

Para a noite do próximo sábado foi organizado um programa para todas as idades, que se inicia à tarde com a realização das “Famílias no Museu” com a Lenda das Amendoeiras do Algarve, das 14 às 17 horas, no Pólo Museológico dos Frutos Secos, iniciativa que convida crianças e seus pais a interagirem com o património. Inscrições através do telefone 289 400 611 ou servicos.educativos@cm-loule.pt

Às 16 horas, realiza-se a actividade “Brasas vivas sobre Ramos”, pela Associação Música XXI, evento integrado no programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos da Direcção Regional de Cultura, com poesia árabe dita por Ana Oliveira e António Gambóias, flauta de Patrícia N. Martins e dança de Telma Madeira da Silva.

Sessões com Afonso Dias

Na próxima semana decorrem várias sessões espalhadas pelos Polos Museológicos com Afonso Dias, “Bora ao Museu… com o Tio Afonso”, para as escolas do concelho. No dia 18 de Maio, realiza-se a sessão “O Pomar Algarvio”, no Pólo Museológico dos Frutos Secos, e uma tarde de poesia com Dália Paulo, às 16.15, na sala polivalente do Museu Municipal.

Até ao dia 18 de Maio vai estar patente ao público na Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, a exposição “Quem nos escreve desde a Serra”, sobre a Escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro. Esta iniciativa conta com uma instalação de Ângela Menezes e abordagem contemporânea do artista plástico Menau, e nasce no âmbito do Projecto Estela.

Apresentação do livro ‘Mãe Soberana. Estudos. Ensaios. Crónicas’

No dia 21, pelas 21 horas, decorre a apresentação do livro “Mãe Soberana. Estudos. Ensaios. Crónicas”, de João Romero Chagas Aleixo, por Dália Paulo, com pequenos apontamentos musicais. Este livro integra-se no trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do plano de salvaguarda da manifestação religiosa Mãe Soberana, no âmbito da inscrição no Inventário Nacional desta manifestação. João Romero Chagas Aleixo, historiador, louletano, investigador integrado e doutorando na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa, recebeu nesta instituição o grau de Mestre em História Contemporânea com a tese “O culto a Nossa Senhora da Piedade, Mãe Soberana dos Louletanos, em Loulé (1806-2013)”.

No mesmo dia, o Museu convida para um recital de guitarra, por Paulo Galvão, numa organização do Conservatório de Música de Loulé.

Facebook Comments

Comentários no Facebook