Município de Loulé lança movimento de combate ao desperdício alimentar

Município de Loulé lança movimento de combate ao desperdício alimentar

686
PARTILHE
Foi desenvolvido um conjunto de actividades que visam sensibilizar os agentes do território sobre o desperdício alimentar
Foi desenvolvido um conjunto de actividades que visam sensibilizar os agentes do território sobre o desperdício alimentar

No âmbito do projecto “Não desperdice o nosso futuro! – uma aliança europeia de jovens e de autarcas no Ano Europeu para o Desenvolvimento”, a Câmara de Loulé e a Associação In Loco realizaram, no dia 8 de Maio, no Mercado Municipal de Loulé, um dia dedicado ao combate ao desperdício alimentar.

Foi desenvolvido um conjunto de actividades que visam sensibilizar os agentes do território sobre esta temática, desafiando-os a adoptar estilos de consumo mais responsáveis.

A iniciativa contou ainda com a participação dos chefs Ricardo Bernardo e Paula Miguel
A iniciativa contou com um showcooking dinamizado pelo nutricionista Alexandre Fernandes, autor do livro “Zero Desperdício na Cozinha”

O Mercado foi o palco principal desta acção, onde teve lugar um Flash Mob construído com estudantes do município e Associação Corpo de Hoje, seguido de um showcooking dinamizado pelo nutricionista Alexandre Fernandes, autor do livro “Zero Desperdício na Cozinha”, que desafiou todos os presentes a mudar a atitude na cozinha, através da partilha de receitas que utilizam partes não convencionais dos alimentos, fomentando uma alimentação saudável sem desperdício.

A iniciativa contou ainda com a participação dos chefs Ricardo Bernardo e Paula Miguel, que partilharam dicas para aproveitar alimentos como a fruta “feia” e os legumes que provavelmente não seriam aproveitados, ao som da música dos Al-fanfare. Estiveram presentes jovens e professores envolvidos no projecto, Instituições particulares de solidariedade social, restaurantes e outras entidades, num total aproximado de 200 pessoas.

“Ama os Alimentos - Salva o Mundo!” é o lema do projecto
“Ama os Alimentos – Salva o Mundo!” é o lema do projecto

Esta componente de animação foi aliada à apresentação de alguns dos resultados do projecto “Não Desperdice o Nosso Futuro”, nomeadamente a Carta Europeia de Jovens e de Autoridades Locais contra o desperdício alimentar, que foi apresentada no dia 22 de Outubro de 2015, na EXPO Milão, no âmbito do Ano Europeu para o Desenvolvimento dedicado ao tema da Soberania Alimentar.

Esta resulta do trabalho colaborativo entre os 11 parceiros de sete países europeus. Foram apresentados os resultados preliminares do relatório de rastreabilidade do desperdício no concelho de Loulé, que se apresenta como um trabalho pioneiro ao nível nacional, considerando a escala em que é desenvolvido, procurando medir o desperdício e as perdas nas várias fases da cadeia alimentar, desde a produção ao consumo final.

A realização deste conjunto de acções procurou sensibilizar a comunidade sobre o desperdício alimentar, o consumo responsável e o acesso à alimentação, por forma a torná-los agentes responsáveis da mudança na construção colectiva de novos modelos de desenvolvimento e de estilos de vida sustentáveis.

Estiveram presentes jovens e professores envolvidos no projecto, Instituições particulares de solidariedade social, restaurantes e outras entidades, num total aproximado de 200 pessoas
Estiveram presentes jovens e professores envolvidos no projecto, Instituições particulares de solidariedade social, restaurantes e outras entidades, num total aproximado de 200 pessoas

Sabendo que mais de um terço dos alimentos produzidos corresponde a desperdício alimentar, “Não desperdice o nosso futuro!” assume-se como um projecto que pretende ter um impacto político, ao mesmo tempo que procurará mudar directamente as práticas das famílias, a partir do trabalho que será realizado com os jovens das escolas.

“Ama os Alimentos – Salva o Mundo!” é o lema do projecto.

Facebook Comments

Comentários no Facebook